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quinta-feira, 25 de agosto de 2016

O Metro que já tivemos.

O Metro que já tivemos.


Bonde em São Francisco Califórnia, USA

Curitiba já teve bondes elétricos e uma malha ferroviária que seria com poucas modificações o leito natural para um Metrô. Sim, o que é um Metro? È um trem rápido para transportar passageiros em zona urbana e metropolitana. Nossa cidade já teve trilhos que cruzavam a cidade. Chamávamos mistos ou suburbanos. De Araucária ate a rodo-ferroviária. De Piraquara, e Quatro Barras ate a rodo-ferroviária. De Rebouças e Campo Largo ate a rodo-ferroviária.De Rio Branco e Almirante Tamandaré ate a rodo-ferroviária São os que eu me lembro. Vou pesquisar melhor. Esses trilhos eram o leito natural pêra o metro de superfície. Claro que precisariam de algumas soluções urbanísticas para facilitar o trafico, mas todas seriam muito mais baratas que a instalação de uma nova linha de Metro. A idéia da rodo-ferroviaria era justamente essa. Construída então pelo Governador Paulo Pimentel, a rodo-ferroviaria, pretendia integrar esses dois modais de transporte, o rodoviário e o férreo, todavia poderia ter sido um terminal de transporte urbano. Começou a ser inviabilizado quando quando o IPPUC na gestão Jaime Lerner criou a ferro-vila extinguindo os trilhos que vinham de Araucária, e prestavam justamente o tipo de serviço que se quer prestar com o Metro ligando a CIC até a Autolândia (Cruzamento da Via Verde com Marechal Floriano). Por ali, existia em projeto com viadutos construídos pelo Governo Militar, e um ramal ferroviário que passava por São José, mas que nunca teve os trilhos instalados.
Essa era a infra-estrutura ideal para um sistema de transportes de Massa. Mas a cidade naqueles anos precisava absorver os ônibus cuja fabrica se instalara na Cidade Industrial, e os governantes viraram as costas para esses ramais ferroviários. O mesmo aconteceu com os Bondinhos lá pelos anos 1950.
Estou procurando imagens desses ramais ferroviários que cruzavam Curitiba para que vocês acreditem na viabilidade e simplicidade do projeto. É claro que a Rede Ferroviária Federal haveria de construir um contorno ferroviário de cargas liberando esses ramais urbanos. Mas logo venderam a Rede Federal, e um de seus imóveis históricos tornou-se um shopping privado.

G 23

OBS; Não estou propondo nada, estou comentando o que havia, embora quem me critica tenha estado do lado daqueles que pretendiam instalar novamente os Bondes ao estilo de São Francisco California em Curitiba.






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