Curitiba já teve bondes elétricos
e uma malha ferroviária que seria com poucas modificações o leito natural para
um Metrô. Sim, o que é um Metro? È um trem rápido para transportar passageiros
em zona urbana e metropolitana. Nossa cidade já teve trilhos que cruzavam a
cidade. Chamávamos mistos ou suburbanos. De Araucária ate a rodo-ferroviária. De Piraquara, e Quatro Barras ate
a rodo-ferroviária. De Rebouças e Campo Largo ate a rodo-ferroviária.De Rio Branco e Almirante Tamandaré ate a rodo-ferroviária São os
que eu me lembro. Vou pesquisar melhor. Esses trilhos eram o leito natural pêra
o metro de superfície. Claro que precisariam de algumas soluções urbanísticas
para facilitar o trafico, mas todas seriam muito mais baratas que a instalação
de uma nova linha de Metro. A idéia da rodo-ferroviaria era justamente essa. Construída
então pelo Governador Paulo Pimentel, a rodo-ferroviaria, pretendia integrar
esses dois modais de transporte, o rodoviário e o férreo, todavia poderia ter
sido um terminal de transporte urbano. Começou a ser inviabilizado quando quando o IPPUC na gestão Jaime
Lerner criou a ferro-vila extinguindo os trilhos que vinham de Araucária, e
prestavam justamente o tipo de serviço que se quer prestar com o Metro ligando
a CIC até a Autolândia (Cruzamento da Via Verde com Marechal Floriano). Por ali,
existia em projeto com viadutos construídos pelo Governo Militar, e um ramal ferroviário
que passava por São José, mas que nunca teve os trilhos instalados.
Essa era a infra-estrutura
ideal para um sistema de transportes de Massa. Mas a cidade naqueles anos
precisava absorver os ônibus cuja fabrica se instalara na Cidade Industrial, e
os governantes viraram as costas para esses ramais ferroviários. O mesmo aconteceu
com os Bondinhos lá pelos anos 1950.
Estou procurando imagens desses
ramais ferroviários que cruzavam Curitiba para que vocês acreditem na
viabilidade e simplicidade do projeto. É claro que a Rede Ferroviária Federal
haveria de construir um contorno ferroviário de cargas liberando esses ramais urbanos.
Mas logo venderam a Rede Federal, e um de seus imóveis históricos tornou-se um
shopping privado.
G 23
OBS; Não estou propondo nada, estou comentando o que havia, embora quem me critica tenha estado do lado daqueles que pretendiam instalar novamente os Bondes ao estilo de São Francisco California em Curitiba.
OBS; Não estou propondo nada, estou comentando o que havia, embora quem me critica tenha estado do lado daqueles que pretendiam instalar novamente os Bondes ao estilo de São Francisco California em Curitiba.
Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário. Obrigado pela visita.