Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Olá!


Olá, sobrevivi, que bom!

As primeiras impressões.

Meu pai queria muito que eu fosse médico seguindo a sua profissão e profissão de seus irmãos. Eu refuguei. Preguiçoso e temeroso das responsabilidades da profissão, que à época era um sacerdócio exercido sem horários e a exaustão, eu não dei esse presente á minha alma nem esse orgulho ao meu pai.

Penso hoje que eu teria sido um bom médico.

Digo isso porque quero expressar minha opinião sobre as primeiras impressões de meu câncer, e como não tenho formação na área, não quero que vocês levem a sério o que falarei.

Uma célula cancerosa é uma célula viva. Um ser vivo. Respira, alimenta-se e se reproduz. Como todo ser vivo haverá de morrer, e ou ter a sua morte provocada. Visto assim parece que o câncer tem fim, tem cura.

Mais de perto começamos a perceber que o problema do câncer é a reprodução defeituosa e incontrolada. Ora, isso me diz que o câncer não é uma doença, mas um sintoma de outra doença e é na verdade um esforço de adaptação genética pela vida.

Fatores exógenos, endógenos, congênitos intoxicam células boas que desesperadas se adaptam geneticamente para manterem-se vivas resultando em “colônias vivas patológicas”. Como abordá-las? Pela alimentação, pela respiração, pelo ambiente onde proliferam e pela reprodução. Ou você tem outra ideia?

Não vou aprofundar, não tenho ainda uma opinião formada, apenas a convicção de que as células cancerosas podem e devem ser mortas. É só.

O quadro.

Trago algumas imagens para vocês. Trata-se de uma ressonância magnética datada do último dia 17 de Janeiro de 2013. São claras e mostram as consequências cirúrgicas da primeira e segunda cirurgias, e dão uma ideia da intervenção da terceira cirurgia feita no ultimo dia 19 cujas imagens ainda não tenho. Esta última, realizada pelo SUS como as outras, e comandadas pelo jovem e talentoso cirurgião Gustavo Fabiano Nogueira e sua equipe. Morram de inveja: dois cirurgiões, duas otorrino (lindas), dois anestesiologistas ( fico devendo osnomes desses médicos). Sucesso total. (para eles, eu sou apenas o paciente).

Imagens:
 O que vemos nessa imagem? Vemos a face, já com as consequencias da cirurgia que eliminou os cornetos da fossa nasal direita  ( quadrado amarelo) e em vermelho comprometimento ósseo.
 Aqui já vimos o tumor sob retângulo vermelho e a fossa nasal já incorporada à fossa maxilar.
 Aqui vemos o tumor sobre o septo, como se fora um feto, sob a elipse  amarela e pequno quiloma de cicatriz no círculo vede.
 Nítida imagem do tumor na elipse azul.
No quadrado amarelo área de cirurgia e no vermelho área óssea a ser eliminada.
 
Se você tem estômago, aguarde, publicarei fotos ao vivo da cirurgia, como resultados e finalizações. Aguarde.

 

Próximos passos.

Aguardada a cicatrização e uma avaliação dos problemas odontológicos iniciaremos a rádio terapia e em seguida a quimioterapia.

Consequências de curto prazo:

Secura da boca por um prazo de oito meses;

Perda olfativa;

Perda visual;

Dificuldade de cicatrização de pequenas ulcerações e feridas oriundas da própria radiação; alteração da cor da pele e leves queimaduras;

Como o tumor estava alojado na face, mais precisamente na fossa nasal e fossa maxilar à direita, e esses últimos tinham suas raízes no septo nasal, o espaço protetor do hipotálamo, seja com respeito ao Bulbo Olfativo, seja em relação à Hipófise (corpo pituitário) seja em relação ao Quiasma Ótico (chiasma óptico) ficou fragilizada, correndo alguns riscos principais:

(1) Perda definitiva da visão numa proporção mundial de pacientes de 5%;

(2) Necessidade de operar cataratas em um prazo aproximado de três anos.

Por outro lado, e isto eu considero ainda mais serio, uma lesão da hipófise pode me obrigar à suplementação (reposição) hormonal para o resto da minha vida. Vida que não será longa, naquelas condições. Mas eu acredito na melhora e na esperança de evitar ao máximo, no tratamento, as possíveis sequelas de células sadias.

Sem mais para o momento, este “bobão” dá uma satisfação às pessoas que se preocuparam, rezaram e me procuraram durante esse difícil transe.

Meu muito obrigado a todos.






Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.