Todas as vias férreas do Paraná foram projetadas em função, prioritária, ao porto de Santos em São Paulo. O terminal de Ponta Grossa, ficou sendo o entroncamento de desvio que priviligiava São Paulo. Como o Governo do Estado e o Exercito Brasileiro, construiram a Ferroeste, trecho Guarapuava-Cascavel, no primeiro governo de Requião, a construção do trecho assinalado em vermelho, entre Irati e Lapa, que ficará conhecido como Ferrovia do Triunfo (por passar por São João do Triunfo) faz uma ligação direta da grande região produtora de grãos do estado, diretamente com o porto de Paranaguá, e no futuro, com a ligação Guaira, também em vermelho, os grãos de Mato Grosso e algumas regiões de São Paulo e Paraguai, poderão optar pelo porto de Paranaguá. Na opinião do G 23, os ramais Irati -Ponta Grossa e Curitiba-Lapa deveriam ser extintos, para facilitar um novo projeto, que explicaremos em outro texto.
quinta-feira, 5 de março de 2009
Requião tem razão na questão das Estradas de Ferro.
Marcadores:
Economia e exportação.
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