A formação étnica do Governador Requião.
Assistia eu a um programa de televisão, o “Alô Tche”, do Ivan Taborda, quando um representante de italianos do Rio Grande do Sul, mandava, pela TV, um abraço ao governador do Paraná, por ser ele, como aquele, também descendente de italianos. E é verdade.
Como notei que há da parte de membros das tradições étnicas formadoras do Sul uma curiosidade sobre as origens de nosso governador, optei por fazer um breve comentário de suas origens étnicas.
Os sobrenomes, De Mello e Silva e Requião são de origem portuguesa, embora o segundo tenha origem sueva em Portugal. Os suevos originalmente eram povos germânicos. Todavia o sobrenome Requiâo se aplicava, mais recentemente, como toponímico, ou seja, indicativo de lugar de origem, como por exemplo: Lange de Morretes, ou Saulo de Tarso, seguindo clara alusão às tradições antiqüíssimas. Portanto são portugueses.
No caso do governador, os De Mello e Silva vieram do Sergipe, e os Requiâo da Bahia. Os casamentos destes brasileiros de varias gerações, realizados no Paraná, contemplam senhoras filhas de Imigrantes. O Requião, avô materno do governador se casaria em Guarapuava com Cristiana Keinert, filha de alemães desembarcados em São Francisco, Santa Catarina; e o De Mello e Silva avô paterno do governador se casaria em Curitiba com uma filha de italianos Giovanna Tadeo (Joana Thadeu) filha de Antônio Tadeo e Teres(z)a D´Agostini (Dagostini) Tadeo, ambos desembarcados em Paranaguá, ela, a nubente, concebida na Itália e natural de Porto de Cima Paraná. Posteriormente moradores de uma colônia no município de Colombo.
Basicamente essa é a formação étnica de nosso governador, para que não fique nenhuma dúvida ou suspeita.
Nesta existência fugace,
águas do rio em descida...
em cada folha que nasce
há uma vitória da vida
A honra não é vaidade
nem mera conveniência
É a nossa dignidade
num drama de consciência
Não herdei ouro ou brasão
nem ambiciono jamais
a não ser a tradição
de nossa honra, meus Pais!
AMS
Wallacereq@gmail.com
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário. Obrigado pela visita.