A Frota
Publica.
Certamente
vocês já se esqueceram. Em 82 quando Requião era Deputado Estadual iniciou uma
luta pela moralização dos serviços públicos. Havia na capital do Paraná uma espécie
de capitania hereditária do transporte publico. Nove famílias exploravam o
serviço sem qualquer contestação. Durante o regime militar o governo federal
investiu pesado no sistema de transporte, cobrindo indenizações, e aplicando o
antigo plano de desenvolvimento do município. Somou-se a isso a vinda da Volvo,
para o Paraná num grande esquema político capitaneado pelo então secretario. O
governo militar havia apresentado o projeto da CIC, aperfeiçoado posteriormente
pelo IPPUC. As Tarifas, o gerenciamento do sistema tornou-se absolutamente
infiscalizável. Então o prefeito Requião surpreende com a criação da Frota
Publica. Com apenas cinco centavos da tarifa comprou 87 bi-articulados, e
iniciou a frota de controle, a única medida possível para avaliar os gastos
reais das concessionárias. Os ônibus postantavam nas laterais os ditos:
Propriedade do Povo. As tarifas caíram, os contratos foram modificados, os
controles estabelecidos. Com o Tempo a URBS desistiu do gerenciamento da Frota
Publica, pois gerenciar uma empresa de transporte da muito trabalho. Optaram em outras administrações por acumular recursos das multas de Estar (estacionamento regulamentado) e de
transito, levando a um estado de coisa que gerou aquele famoso desfalque de 40
milhões em cartões eletrônicos de usuários com a fuga do secretário para os
EUA.
Tudo isso
esta documentado no livro Transporte Coletivo editado pela prefeitura de
Curitiba, e nos jornais locais.
Obrigado.
Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário. Obrigado pela visita.