Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Presidente Verde III


O Presidente Verde (III).
Uma publicação do Governo do Estado do Paraná conhecida como “Dicionário do Estado do Paraná” nos chama atenção para mais alguns programas interessantes na área da gestão do Meio Ambiente.
1) O Clube de Serviços de Meio Ambiente criado pela APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Eduardo Requião) que atende a autarquia e também os demais usuários do terminal. A Função do Clube está no pronto atendimento de emergências em acidentes ambientais portuários como também no desenvolvimento constante de ações preventivas. Esse Clube possui treinamento e equipamentos adequados.
2) A Balneabilidade: A praia do Paraná, em época de temporada, multiplica sua densidade demográfica em ate dez vezes. Assim o IAP desde o inicio do Governo Requião em 2003 (segundo Mandato) durante a temporada as praias são sinalizadas nos pontos impróprios para banho. Para dar segurança à população o governo do estado investiu em um laboratório especializado que garantem resultados fieis atualizados semanalmente.
3) Agenda unificada: Uma visão mais técnica da gestão do meio ambiente levou a elaboração de uma agenda unificada envolvendo a Companhia de Saneamento do Paraná e os demais órgãos, estaduais e municipais de gestão ambiental, não só para o planejamento de ações efetivas como também educativas.
4) Desperdício Zero: é um programa da Secretaria de Estado do meio ambiente que tem por objetivo diminuir em 30% do volume encaminhado aos lixões através do incentivo a reciclagem ou reaproveitamento de resíduos. O programa capacita gestores locais e tem a participação de setores públicos e privados.
5) Gestão integrada em Micro Bacias: Trabalha a gestão integrada de diversas atividades econômicas de características urbanas e rurais de uma forma sistêmica articulando ações distribuídas entre o setor publico e privado. Ela discute a educação ambiental, e o desenvolvimento de tecnologias de planejamento ambiental de Micro bacias.
6) Monitoramento da Qualidade da água potável e de reservatórios. O IAP monitora rios e reservatórios para avaliar a variação da qualidade da água ao longo do tempo. Cujo mapeamento pode ser indicativo das ações corretivas, pois ao avaliar o impacto, obtém critérios ambientais para a implantação de empreendimentos de natureza econômicas potencialmente poluidoras indo além do cumprimento dos limites e padrões estabelecidos no licenciamento ambiental.
7) Monitoramento da qualidade do ar: O IAP monitora a qualidade do ar da Região Metropolitana de Curitiba, região mais densamente povoada para avaliar sistematicamente a concentração de poluentes dentro de níveis de segurança para a saúde da população. Alem disso inicia o processo de fiscalização de fontes poluidoras sempre que sejam detectadas violações dos padrões.
8) Corredores de Biodiversidade: O programa construiu ou esta em construção três corredores de biodiversidade: corredora Araucária, corredor Caiuá-Ilha Grande e Iguaçu- Paraná. Criamos uma conexão vegetal entre remanescentes vegetais e áreas de preservação Permanente de modo a permitir e ou facilitar o fluxo de espécies da fauna e sua migração protegida. Outra das funções do programa é a educação ambiental de comunidades rurais que trabalham com o cultivo tradicional passando-lhes as informações técnicas de como transformara as suas propriedades rurais em produtores orgânicos em respeito a agro ecologia.
9) Desenvolvimento do Plano Estadual de Recursos Hídricos: O SEMA desenvolveu através da Coordenadoria de Recursos Hídricos e Atmosféricos um plano estadual de uso e desenvolvimento dos recursos hídricos para obter uma base única para a gestão publica das águas. O plano estabeleceu diretrizes para o aproveitamento futuro e presente dos recursos hídricos em função do desenvolvimento esperado para cada uma das Bacias do estado.
10) Repovoamento de rios e represas: O repovoamento com espécies nativas e a suspensão temporária ou permanente da pesca com a colaboração de órgãos públicos e privados e a colaboração de piscicultores do estado, atividade econômica em franco desenvolvimento no estado do Paraná.
11) Resíduos sólidos: Através de uma unidade piloto de Cianorte, a Sanepar desenvolveu a técnica de gerenciamento de resíduos sólidos. Processa desde a coleta de lixo domestico ate a comercialização e destinação de resíduos sólidos, numa logística que a companhia de saneamento do Paraná pretende implantar em todos os municípios do estado.

continuarei pesquisando.




Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.