Curiosidades Evangélicas II
São Marcos Evangelista, judeu e autor do segundo Evangelho.
Diz Estevão Bettencourt OSB em seu livro, para entender os
Evangelhos que Marcos e Paulo (o Fariseu) tinham sido muito próximos, mas que
fora na escola de Pedro (o pescador Judeu) apostolo dos judeus que o jovem
discípulo recebeu o que narra em seu Evangelho.
Com efeito, diz o autor, o testemunho mais antigo que temos
a respeito de Marcos deve-se a Pápias, bispo de Hirápolis na Ásia Menor, o qual
por volta de 130 escrevia:
“ Eis o que costumava dizer o presbítero: Marcos que se
tornou interprete de Pedro, escreveu com exatidão tudo de que se recordava
dentre os ditos e feitos do Senhor. Ele não ouviu o Senhor, nem foi seu
discípulo; mais tarde, porém fez-se discípulo de Pedro. Este ministrava os
ensinamentos segundo a necessidade, sem tencionar por em ordem os sermões do
Senhor, de sorte que Marcos não ocorreu em falta, escrevendo outras coisas como
delas se recordava”
Este depoimento valioso de Pápias pela sua antiguidade
fornece-nos dados históricos precisos.
A)
Marcos escreveu na qualidade de interprete e
discípulo de Pedro.
B)
São
Marcos não quis escrever a biografia completa de Jesus, mas apenas o que São
Pedro pregava. Este por sua vez não procedia segundo estrita órdem cronológica,
nem lógica, mas de acordo com a indigência dos ouvintes. È o que faz com que o
Evangelho de Marcos se distancie tanto do de Mateus cujos temas se encontram
mui harmoniosamente, como o de João que prima por sua cronologia.
C)
Vejamos o que diz Clemente de Alexandria mais ou
menos em 215 Dc. : “A mente dos ouvintes de Pedro foi iluminada por um raio de
piedade tão que não julgaram ouvir uma só vez a pregação divina nem contentar-se
com pregação meramente oral. Pediram então a Marcos com muitos e insistentes
rogos... escrevesse um memorial de catequese que lhes fora transmitida de viva
voz; e não cessaram de solicitar ate que terminasse o trabalho; assim deram
ocasião para que fosse escrito o” Evangelho segundo Marcos “... informado do
que sucedera o apostolo P alegrando-se pelo zelo concedeu fosse o livro lido
nas Assembléias”.
D)
O autor do segundo Evangelho é um judeu que
transmitia uma catequese originalmente concebida em aramaico.
E)
O autor conhecia exatamente as tradições
israelitas que ele explica aos seus leitores (7,3s) e (14,12) e (15,42).
F)
Marcos é o único evangelista a citar as palavras
aramaicas (3,17; 5,41; 7,34; 14,36; e 15,34), somente a ultima citação também é
encontrada em Mateus (27,46)
G)
De um modo geral o conteúdo e a linguagem geral
do segundo evangelho apresentam um colorido semítico bem acentuado.
H)
A catequese aramaica que o segundo evangelista
transmitia é a pregação do Judeu Pedro;
Como vemos o cristianismo é um fenômeno
semítico. Em Roma acentua-se o fato de os discípulos ou seguidores cristãos
serem semitasm judeus ou árabes que se reuniam as escondidas nas catacumbas
romanas em primeiro lugar. Esse árabes não poderiam ser islâmicos pois Maomé
nasceria pouco mais de seiscentos anos depois.
Wallacereq ( texto de arquivo ).
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