Xifópagos, casais, contradição em
família.
Xifópagos (Xiphópagos). Ad absurdo ad ovo (por absurdo desde
o inicio)
Enquanto especialistas e dicionários decidem sobre a origem
da palavra Xifópagos, nesse texto nos atentaremos ao sentido popular: Individuo
anômalos ligados desde o externo ao umbigo, que o popular acredita ser um
individuo com duas cabeças. Às vezes são também chamados de irmãos siameses.
Sem apelar para conceitos da Sociologia, mas apenas no uso do
bom senso, temos que admitir: os homens são animais sociais. Um de seus grandes
diferenciais diante das outras espécies vivas sexuadas é o tempo que leva para
adquirir alguma autonomia, e o tempo para atingir sua maturidade sexual plena.
Esta claro que o homem depende de uma Sociedade Doméstica, homem e mulher para
sua concepção, gestação segura (a fêmea precisa da proteção do macho),
nascimento, provento e educação.
Se tomarmos as Sagradas Escrituras, como um livro síntese da
sabedoria humana (para não escandalizar os pagãos) veremos em Gênesis que Deus
viu que Adão precisava de uma companheira e auxiliar. Noutro trecho veremos a
afirmação de que homem e mulher serão uma só carne (xifópagos); Noutra ainda,
leremos que não é bom que o homem esteja só. Duas coisas se deduzem sem muito
esforço disso: primeiro que o sucesso da sociedade e do convívio social
corresponde em grau e numero ao sucesso da SOCIEDADE DOMESTICA, ou seja, é a
harmonia, maturidade e solidariedade de serviços mútuos entre homem e mulher
que empresta harmonia à Sociedade. Segundo principio, que é inerente e
necessário ao ser humano o diálogo, num constante contrapor-se de modo a
permitir o desenvolvimento do processo racional. Mas como interagem duas
cabeças em um mesmo corpo (carne)?
Tenho observado em mim mesmo e nas demais pessoas solitárias
que conheço, um fenômeno semelhante ao que acontece com as plantas, árvores
principalmente, que fendem o tronco, em dois troncos menores, opostos, formando
um V, desenvolvendo copas diferentes. Ora, a personalidade das pessoas solitárias ocorre uma
cisão onde se desenvolvem duas personalidades contrapostas e antitéticas justamente
para permitir o dialogo, a contraposição de idéias, para que o pensamento e a
vida naquilo que é essencialmente humano não se percam, e não se perdendo possam
de algum modo desenvolver-se. Chamei a isso o fenômeno Xifópago.
Não raramente o individuo solitário oscila entre suas
contradições, uma hora imperando o sim, outra hora o não. Todavia, não se pode
negar, desenvolve-se uma hierarquia entre essas duas personalidades, de modo
que possa existir uma união funcional. Duas cabeças ordenadas
contraditoriamente levariam ao stress mortal e paralisante. Portanto, uma das “cabeças”
adquire uma liderança sobre a outra, seja por domínio, seja pela sabedoria da
dominada, que percebendo que o conflito pela luta estressante não leva a consecução de
nenhuma ação produtiva e necessária para a sobrevivência de ambas, sede assim sabiamente. Aceita a liderança.
Em Coríntios, ao
lermos as obrigações dos esposos, já vemos delineadas essas orientações de
liderança para o convívio Harmônico da Sociedade Conjugal.
Vamos dar então um
salto místico. Cristo é a cabeça, e nós cristãos somos o seu corpo místico.
Veja, nessa proposição teológica e sociológica não é propriamente xifópaga, pelo contrario ela une numa só
cabeça as milhares de cabeças de homens e mulheres numa unidade funcional, que
respira, se alimenta e convive sob comando de uma liderança comum, que lhes garante
a Vida, e a garante Plenamente. Essa regra simples, facilmente observável na
natureza, ou seja, da aceitação a priori de uma liderança, é o que entendemos
por “Ad absurdo ad ovo” por absurdo que seja existe desde o ovo, desde o
inicio. Assim, surgem para nós os solitários, e muitos dos senhores e senhoras
que assim vivem, percebem outra fonte de
dialogo, o chamado dialogo eucarístico.
O dialogo com a alma e divindade, sangue e carne vivos de
Cristo presente real e concretamente na Eucaristia. Mesmo que o solitário já tenha desenvolvido a
personalidade xifópaga, a presença de Cristo cria o triangulo mediador, ou
seja, o diálogo a três; o mesmo dialogo necessário ao triangulo amoroso do
casal cristão, homem (esposo) mulher (esposa) e Cristo, ou seja, Cristo é o sangue
comum, o ar que vivifica, o calor que mantém acesa a chama do amor, a alma que congrega ideais
comuns, o Espírito que eleva gradativamente o reino da carne tendente a
velhice, à falência da saúde e a morte, para o eterno, o essencialmente humano,
o transcendente; o espiritual. Cristo une o contraditório, une o casal, lidera,
como era desde o inicio.
Wallacereq@gmail.com
para o Grupo de Estudos 23 de Outubro.
Xifópagos, casais, contradição em família.
Xifópagos, casais, contradição em família.
Xifópagos (Xiphópagos). Ad absurdo ad ovo (por absurdo desde
o inicio)
Enquanto especialistas e dicionários decidem sobre a origem
da palavra Xifópagos, nesse texto nos atentaremos ao sentido popular: Individuo
anômalos ligados desde o externo ao umbigo, que o popular acredita ser um
individuo com duas cabeças. Às vezes são também chamados de irmãos siameses.
Sem apelar para conceitos da Sociologia, mas apenas no uso do
bom senso, temos que admitir: os homens são animais sociais. Um de seus grandes
diferenciais diante das outras espécies vivas sexuadas é o tempo que leva para
adquirir alguma autonomia, e o tempo para atingir sua maturidade sexual plena.
Esta claro que o homem depende de uma Sociedade Doméstica, homem e mulher para
sua concepção, gestação segura (a fêmea precisa da proteção do macho),
nascimento, provento e educação.
Se tomarmos as Sagradas Escrituras, como um livro síntese da
sabedoria humana (para não escandalizar os pagãos) veremos em Gênesis que Deus
viu que Adão precisava de uma companheira e auxiliar. Noutro trecho veremos a
afirmação de que homem e mulher serão uma só carne (xifópagos); Noutra ainda,
leremos que não é bom que o homem esteja só. Duas coisas se deduzem sem muito
esforço disso: primeiro que o sucesso da sociedade e do convívio social
corresponde em grau e numero ao sucesso da SOCIEDADE DOMESTICA, ou seja, é a
harmonia, maturidade e solidariedade de serviços mútuos entre homem e mulher
que empresta harmonia à Sociedade. Segundo principio, que é inerente e
necessário ao ser humano o diálogo, num constante contrapor-se de modo a
permitir o desenvolvimento do processo racional. Mas como interagem duas
cabeças em um mesmo corpo (carne)?
Tenho observado em mim mesmo e nas demais pessoas solitárias
que conheço, um fenômeno semelhante ao que acontece com as plantas, árvores
principalmente, que fendem o tronco, em dois troncos menores, opostos, formando
um V, desenvolvendo copas diferentes. Ora, a personalidade das pessoas solitárias ocorre uma
cisão onde se desenvolvem duas personalidades contrapostas e antitéticas justamente
para permitir o dialogo, a contraposição de idéias, para que o pensamento e a
vida naquilo que é essencialmente humano não se percam, e não se perdendo possam
de algum modo desenvolver-se. Chamei a isso o fenômeno Xifópago.
Não raramente o individuo solitário oscila entre suas
contradições, uma hora imperando o sim, outra hora o não. Todavia, não se pode
negar, desenvolve-se uma hierarquia entre essas duas personalidades, de modo
que possa existir uma união funcional. Duas cabeças ordenadas
contraditoriamente levariam ao stress mortal e paralisante. Portanto, uma das “cabeças”
adquire uma liderança sobre a outra, seja por domínio, seja pela sabedoria da
dominada, que percebendo que o conflito pela luta estressante não leva a consecução de
nenhuma ação produtiva e necessária para a sobrevivência de ambas, sede assim sabiamente. Aceita a liderança.
Em Coríntios, ao
lermos as obrigações dos esposos, já vemos delineadas essas orientações de
liderança para o convívio Harmônico da Sociedade Conjugal.
Vamos dar então um
salto místico. Cristo é a cabeça, e nós cristãos somos o seu corpo místico.
Veja, nessa proposição teológica e sociológica não é propriamente xifópaga, pelo contrario ela une numa só
cabeça as milhares de cabeças de homens e mulheres numa unidade funcional, que
respira, se alimenta e convive sob comando de uma liderança comum, que lhes garante
a Vida, e a garante Plenamente. Essa regra simples, facilmente observável na
natureza, ou seja, da aceitação a priori de uma liderança, é o que entendemos
por “Ad absurdo ad ovo” por absurdo que seja existe desde o ovo, desde o
inicio. Assim, surgem para nós os solitários, e muitos dos senhores e senhoras
que assim vivem, percebem outra fonte de
dialogo, o chamado dialogo eucarístico.
O dialogo com a alma e divindade, sangue e carne vivos de
Cristo presente real e concretamente na Eucaristia. Mesmo que o solitário já tenha desenvolvido a
personalidade xifópaga, a presença de Cristo cria o triangulo mediador, ou
seja, o diálogo a três; o mesmo dialogo necessário ao triangulo amoroso do
casal cristão, homem (esposo) mulher (esposa) e Cristo, ou seja, Cristo é o sangue
comum, o ar que vivifica, o calor que mantém acesa a chama do amor, a alma que congrega ideais
comuns, o Espírito que eleva gradativamente o reino da carne tendente a
velhice, à falência da saúde e a morte, para o eterno, o essencialmente humano,
o transcendente; o espiritual. Cristo une o contraditório, une o casal, lidera,
como era desde o inicio.
Comentário: O texto esta claro. Num corpo com duas cabeças uma deverá liderar. Caso contrério um há de querer estender o braço e outra recolher o braço, isso gera o confliro e a paralisia. Se um carro tivessen dois comandos, um dos motoristas haverá de liderar. Na doutrina de cabine, na aviação entre os dois pilotos ha uma liderança, ela é necessaria. Isso n"ao quer dizer que uma escravise a outra, a liderança pode ser delegada, intermitente, mas é necessaria a liderança. No caso da Sociedade Domestica também é necessaria a liderança, sem o que é impossivel a educação dos filhos. O texto termina demonstrando a necessidade de uma liderança maior, para toda a Sociedade. Essa lideran~ça deve ser baseada na confiança e respeito, como na Sociedade Domestica desde o principio. Nâo foi o homem que criou essa regra, mas a propria Natureza, e Deus criou a Natureza. Donde se conclui que todas as cabeças haverão de respeitar uma liderança comum.
Wallacereq@gmail.com para o Grupo de Estudos 23 de Outubro.
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