Li apenas um livro sobre esse
polemico tema. O autor procura minimizar os vínculos do cristianismo com a
cidade de Jerusalém, dizendo que é um vinculo religioso transitório, sem
qualquer vinculo cultural ou nacional. Embora o autor não diga, ele não crê que
Jesus seja o Messias, e sem ser claro, ele aguarda o Anticristo, o Messias
israelita que virá desmentir a Cristo. Por outro lado, os autores cristãos, ao menos os que conheço se atem aos 88 anos de domínio dos cruzados sobre Jerusalém.
No entanto, existem passagens de
Velho e Novo Testamento que nos dão uma outra idéia. Cristo é a consumação da
PROMESSA.
Na visão profética é de
Jerusalém que Javé exercerá o domínio sobre todos os povos. Isaias atesta que
Jerusalém será reconstruída sobre nova pedra angular (28, 16) essa pedra é
Jesus. Jeremias nos diz que nela (Jerusalém) nascerá uma fonte de prodigiosa
fertilidade ( 47,1-2) que é o cristianismo, fenômeno semita, nascido e
desenvolvido entre judeus. A nova Jerusalém será chamada “Javé esta
aqui”(48,35). No Novo Testamento Jesus é
chamado Emanuel, ou seja, "Deus conosco". No Novo Testamento lemos textos de
sentido histórico e profético. A pregação de João Batista chegou a Jerusalém
(Mc 1,5), Jesus sobe a Jerusalém para consumar seu sacrifício cabal e
definitivo ( Mc 10,32). Entra nela triunfalmente e purifica o Templo (
11,1-19). Prediz a destruição da cidade de Jerusalém ( 13 14-27). Na vida de
Jesus Jerusalém aparece como ponto para onde tudo converge. A evangelização do
mundo erradia-se de Jerusalém ( Lc 24,47 e At 1.8). A Igreja instituída sobre
Pedro e no Pentecostes, acontece em Jerusalém ( At 1, 4-2). Paulo nos diz que
após o tempo dos gentios a Jerusalém será restaurada em (Rm 11, 15-32).O apóstolo
João no Apocalipse chama Jerusalém a Gloria de Deus. Embora os judeus não convertidos rejeitem Jesus fazendo-o crucificar fora dos muros, é de Jerusalém que emana o cristianismo inicial, que por circunstancias especiais se fixará em Roma com os apostolos judeus, Pedro e Paulo.
Como vemos a Jerusalém é
Glorificada no Messias Jesus.
G23.
OBS: O Papa João Paulo II escreveu um documento ( carta Apostolica sobre Jerusalém) sobre Jerusalém em 1984, documento que eu nunca li.
OBS: O Papa João Paulo II escreveu um documento ( carta Apostolica sobre Jerusalém) sobre Jerusalém em 1984, documento que eu nunca li.
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