O duplo sentido da
Misericórdia.
Vamos imaginar uma estrada
que ligue uma cidade ao Norte a uma cidade ao Sul. Podemos transitar nessa
estrada em dois sentidos, do Norte para o Sul, ou do Sul para o Norte. Assim
também a Misericórdia tem um duplo sentido, ela nos liga a Cristo, ou liga a
Cristo conosco. Ou seja, a Misericórdia pode ser exercida por Cristo em nosso
favor, ou exercida por nós em favor de Cristo. A primeira forma é aquela
estudada e revelada por Santa Faustina. Trata da justiça divina exercida na
Infinita Misericórdia de Jesus Cristo. Não escreverei sobre ela, pois vocês
encontrarão diversos livros de autoria de Santa Faustina. A segunda via me
interessa mais, pois estamos nos esquecendo dela, e ao esquecê-la aprofundamos
no mundo da impiedade. Ocorre que a Igreja nos ensina o sentido sacrifical da
imolação de Jesus Cristo na Cruz, como redenção de nós os pecadores. Então os
sacrifícios, dores e humilhações de Cristo têm um valor redentor e de resgate,
um valor expiatório. Cada vez que um ser humano desiste de um pecado, ou o
evita, ele exerce uma misericórdia sobre Jesus Cristo, aliviando e consolando
os seus sofrimentos. Na verdade, criteriosamente, Jesus não precisou sofrer por
esse pecado que não foi cometido. Essa misericórdia para com o Senhor Jesus
Cristo é a fonte de toda a Moralidade Cristã. Como a Bíblia nos diz que Jesus
se expressa da seguinte maneira: “Me ama aqueles que cumprem os meus
mandamentos (não apenas os dois mandamentos de Cristo), mas todos, pois ele
diz: “Não vim para abolira a lei, mas para aperfeiçoá-la”, donde concluímos que
todos os mandamentos da Lei Mosaica estão em vigor, assim o nosso amor cristão
se manifesta nesse não pecar e através disso exercer a misericórdia para com
Cristo. No oposto, numa interpretação de mão única, pecamos confiantes na
misericórdia, e em extremo, há quem ache que Jesus já pagou por todos os pecados
cometidos e a cometer, o que nos leva direto para a impiedade, ou seja, a falta
de misericórdia para com o Senhor Jesus.
G 23.
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