Tradição!
Numa conversa de rua entre
evangélicos e católicos ouvimos o evangélico subir nas tamancas e dizer: Qual
nada, para nós o que importa é o Evangelho, não há tradição oral. Claro que não
posso atribuir essa ingenuidade a todos os evangélicos. Mas eu gostaria de
dizer e lançar luz a alguns pontos importantes. Os evangélicos se auto
intitulam Evangélicos porque acreditam que só o Evangelho é fonte da Palavra de
Deus; Com propriedade a palavra Evangelho, ou boa-noticia diz respeito apenas
ao novo testamento e o advento de Jesus. Todavia o que eles não sabem, é que se
não fosse a Igreja de Roma, e após a divisão do império Romano a Igreja
Ortodoxa, nenhum Evangélico conheceria a Sagrada Escritora, portanto a Igreja
de Roma, e a Igreja Ortodoxa são os evangélicos de primeira hora, são as
testemunhas de Cristo.
Se você for ao Evangelho de
Lucas, no Prólogo (Lucas 1, 1-4) você lerá o seguinte: “Muitos já tentaram
compor a história do que aconteceu entre nós, assim como nos TRANSMITIRAM os
que, desde o principio, foram testemunhas oculares e Ministros da Palavra.
Depois de acurada investigação de tudo, desde o início, também a mim me pareceu
conveniente escreve-la para ti segundo a ordem, excelentíssimo Teófilo, para
melhor conheceres a firmeza da doutrina em que fostes instruído”. Vemos então
que Lucas se baseia em investigação de testemunhos orais e escritos, para
compor seu Evangelho. Assim ao usar a palavra transmitir faz uso da palavra
latina “Tradere” que significa transmitir e que dá origem à palavra tradição.
Logo além das fontes escritas do Evangelho existiam as fontes orais, pois os
documentos mais antigos escritos datam do ano 50 (Carta de São Paulo) e os
evangelhos foram escritos entre 50 e 100. Como essas verdades foram
transmitidas? Oralmente, ou em escrituras dispersas.
Postos assim podem lembrar
que a escrita foi inventada pelos fenícios por volta do ano 1000 AC . Nessa data já
vivia David. Portanto, toda a Escritura anterior a essa época, e mesmo a dessa
época se deve a tradições orais. No judaísmo o nome mais comum dado às
tradições não escritas dadas a Moises é Massoret que significa laços ou
corrente, elos que se transmitem de geração a geração. Isso nada tem com o
conceito de Tradição Eclesiástica, que diz respeito na Igreja às tradições
escritas e não escritas com referencia as tradições normativas sobre a fé e a
disciplina da Igreja.
Portanto a fonte do estudo
das normas para o exercício do cristianismo está, nas Escrituras, nas
Tradições, e no Magistério (Pedro apascenta às minhas ovelhas disse Jesus,
dando-lhe autoridade de Magistério).
G 23.
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