Governabilidade ou democracia (interrogação).
Vocês já imaginaram um ônibus escolar com cinquenta crianças, dirigido por uma casal, marido e mulher. Num repente, o casal começa uma discussão, a coisa cresce e vai as vias de fato. Um estapeia o outro, ate que o ônibus perde a governabilidade e perdendo a direção e o controle coloca em risco aquelas crianças. Esse exemplo simples e tolo, é o retrato fiel do país que perde a governabilidade pela discussão politica e apego ao poder. As consequências são graves não tenho divida.
Coisa ainda mais grave é macular a democracia, ainda que imperfeita. Assim uma presidente governa por longos quatro anos. Nesse período as oposições se calam, se omitem. Vem as eleições, as oposições e seus candidatos, e não conseguem derrubar a candidata. Ela se elege. Perfeita ou imperfeitamente esta consagrada a vontade popular, e segundo a Constituição Brasileira todo Poder Emana do Povo. Na democracia se alguém errou, não foram os candidatos, foi o povo. Ora se o individuo deve arcar com as consequências de suas escolhas, o coletivo também, deve arcar com as suas. Mas eleito, o presidente e a presidente, esta exercendo o mandato do povo. E esse, na democracia deve ser respeitado. Só poderíamos levantar a hipótese de impedimento do governante se houver nexo causal, da pessoa física, ou da pessoa jurídica, no exercício da presidência com relação direta com qualquer desmando encontrado. O crime de responsabilidade só parece possível com a conivência do tribunal de Contas da União e omissão do Congresso. Ora assim sendo, o crime de responsabilidade tem co-autoria por omissão do Congresso, do TCU, ou de qualquer outra instancia fiscalizadora. No meu humilde entender o crime de responsabilidade não pode ser imputado a apenas uma pessoa, diferente do crime cometido pela pessoa física no exercício temeroso, ou mal intencionado do cargo que ocupa.
O que quero dizer com isso: A 'democracia deve ser preservada, por isso o poder é rotativo, para que a cada período de mandato estabelecido em lei se renove a vontade popular na escolha de seus mandatários,
A' caça as corruptos, teatral na mídia, cria dois fenômenos desinteressantes para a estabilidade da nação, a ingovernabilidade e a derrocada da democracia, mesmo porque a corrupção (que existe em todos os partidos e estruturas de governo em todos os níveis, é direcionada politicamente, e procura-se trazer à tona apenas fatos criteriosamente escolhidos para comprometer uns e salvaguardar outros).Vemos então que essa caça as bruxas não é uma tentativa de moralizar o país o que é licito, mas antes é uma tentativa de desestabilizar uns em favor de outros, com prejuízos da democracia e da governabilidade. Não houvesse o teatro midiático, então poderíamos acreditar na licitude da intencionalidade dos investigadores num esforço pela moralização do país.
G 23 para o 23 de Outubro.
Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.
segunda-feira, 28 de dezembro de 2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário. Obrigado pela visita.