O Grande desmatador do Brasil foi a Lumber, companhia de estradas de ferro, que tinha o privilegio de desbastar pelo menos dez Quilômetros de florestas em cada lado da estrada. No Paraná chegou a ter 30 km de desbaste em cada lado da estrada.O Brasil estava então sob domínio total de estrangeiros, com Percival Farquhar, nos portos e energia, e a Lumber com 23.000 Km de estradas de ferro no Brasil;ao aproximar-se a Guerra Persival perdeu seus financiadores e o presidente Getulio Vargas estatizou a Lumber. Pesquise esse tema, voce ficará impressionado, como mudou pouco os metodos exploratórios no Brasil.
Brazil Railway Company
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A Brazil Railway Company foi uma empresa ferroviária brasileira que foi criada no início do século XX, mais precisamente no dia 9 de novembro de1906. Ela expandiu-se muito ao ponto que, passados 10 anos, já controlava 11 mil km dos 23,4 mil km existentes em todo o Brasil, ou seja 47% dasferrovias brasileiras, controle esse que manteve até os meados de 1917.
Pertencia ao famoso sindicato Farquhar, liderado pelo polêmico e arrojado capitalista estadunidensePercival Farquhar, que, além de ferrovias, controlava: empresas de navegação, colonização, madeireiras, seringais, indústrias de papel, frigoríficos, hotéis, empresas de eletricidade, telefonia, portos, serviço de bondes, siderurgia, fazendas de gado, extração mineral, etc.
A Brazil Railway Co. era proprietária ou deteve o controle das estradas de ferro:Estrada de Ferro Sorocabana, Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, Estrada de Ferro Paraná, Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina, Estrada de Ferro Norte do Paraná,Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, Estrada de Ferro Vitória a Minas, Estrada de Ferro Paulista S/A, Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, Companhie Auxiliaire des Chémins de Fer au Brésil. Além dos serviços de Bondes de Salvador, São Paulo,Belém, Rio Grande. E a Southern Brazil Lumber & Colonization Company.
Em 1917, a Brazil Railway e suas subsidiárias entram em regime de concordata, suas atividades são encampadas e passam ao controle do estado, exceto a Southern Brazil Lumber & Colonization Company, que sobrevive até 1938, quando é finalmente estatizada no governo Getúlio Vargas.
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