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sábado, 15 de novembro de 2014

O Grande desmatador do Brasil!

O Grande desmatador do Brasil foi a Lumber, companhia de estradas de ferro, que tinha o privilegio de desbastar pelo menos dez Quilômetros de florestas em cada lado da estrada.  No Paraná chegou a ter 30 km de desbaste em cada lado da estrada.O Brasil estava então sob domínio total de estrangeiros, com Percival Farquhar, nos portos e energia, e a Lumber com 23.000 Km de estradas de ferro no Brasil;ao aproximar-se a Guerra Persival perdeu seus financiadores e  o presidente Getulio Vargas estatizou a Lumber. Pesquise esse tema, voce ficará impressionado, como mudou pouco os metodos exploratórios  no Brasil.





Brazil Railway Company

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mapa da Brazil Railway Company(1913)
Brazil Railway Company foi uma empresa ferroviária brasileira que foi criada no início do século XX, mais precisamente no dia 9 de novembro de1906. Ela expandiu-se muito ao ponto que, passados 10 anos, já controlava 11 mil km dos 23,4 mil km existentes em todo o Brasil, ou seja 47% dasferrovias brasileiras, controle esse que manteve até os meados de 1917.
Pertencia ao famoso sindicato Farquhar, liderado pelo polêmico e arrojado capitalista estadunidensePercival Farquhar, que, além de ferrovias, controlava: empresas de navegação, colonização, madeireiras, seringais, indústrias de papel, frigoríficos, hotéis, empresas de eletricidade, telefonia, portos, serviço de bondes, siderurgia, fazendas de gado, extração mineral, etc.
Em 1917, a Brazil Railway e suas subsidiárias entram em regime de concordata, suas atividades são encampadas e passam ao controle do estado, exceto a Southern Brazil Lumber & Colonization Company, que sobrevive até 1938, quando é finalmente estatizada no governo Getúlio Vargas.







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