Quando olhamos o Brasil num contesto mundial no enchemos de espanto e de desilusão. Imenso, maior do que os EUA em terras continuas e capaz de abrigar em seu território toda a Europa não comunista, o Brasil possui duzentos milhões de habitantes.
Isso nos espanta.
Mas em segundos nos entristecemos e nos desiludimos, pois perguntas simples como essas nos derrubam. Por que não temos navios nem uma moderna cabotagem, quem usa nossas riquezas minerais não renováveis, ou por que temos o petróleo mais caro do Planeta, ou ainda: qual o motivo de nossa aviação ser tão frágil e insipiente. Imediatamente descobrimos que somos um pais colonial, cujas regras que nos amarram e impedem o crescimento e desenvolvimento foram todas escritas em acordos internacionais e por mãos estrangeiras . O Brasil teve algum peso nesses acordos internacionais... sim teve em um: Na Criação do Estado de Israel.
A Aviação é um caso tipico. Nunca houve um brasileiro que reivindicasse a invenção do avião , as regras internacionais da aviação foram ditadas por mãos estrangeiras sem a participação efetiva do Brasil, e a nossa industria nacional de aviões foi controlada ( sufocada) desde fora. A EMBRAER é criteriosamente uma empresa francesa. Quando nós entramos em um luxuoso aeroporto, com grandes aviões fabricados pela Boeing ou Douglas, ficamos com a ilusória sensação de progresso aeronáutico. Mas é tudo falso. A ANAC ( Agencia Nacional de Aviação Civil) nos diz que temos 8543 aeronaves particulares ( sucatas com media superior a vinte anos de uso) registradas no Brasil e apenas 5400 pilotos comerciais. Para que você possa ter uma ideia, só na cidade de Curitiba e região temos um milhão e meio de automóveis. Oito mil aeronaves para duzentos milhões de habitantes, e para cobrir um território continental como o Brasil é muito pouco. Grande parte delas opera contrabando e evasão de ouro e diamantes, quando não operam o trafico de drogas. Compramos caças suecos, pois no país do pai da aviação fomos impedidos de desenvolver tecnologia aéro-militar, e, dizer que o Tucano é um caça parece piada, ele é um caça de aviões civis, nada mais. Um bom avião de acrobacias. Se o AMX ( montado pela EMBRAER) fosse um bom caça não estaríamos comprando caças suecos ( meio ultrapassados na linha de combate). Para cuidar da Amazônia temos enormes helicópteros Russos que podem ser vistos em museus russos , chineses e europeus. Meu Deus, se tivéssemos industria naval de ponta não teríamos comprado a peso de ouro um obsoleto porta-aviões francês fabricado em 1957. Nossas industrias automotivas são todas estrangeiras dentro de um plano internacional de uso de riquezas não renováveis e consumo de petróleo. Nós temos os automóveis mais caros do Planeta . E o modal de transporte mais caro: O rodoviário. O Jeep Troller, projeto original adaptado dos cearenses irmão Farias. foi comprado pela FORD . O que temos então, eu pergunto. Um Gigante Bebê chorão chamado Brasil, que acredita que a mamadeira da prosperidade estará no Capital Estrangeiro e nas regras por eles impostas, e não acredita nas possibilidades nacionais do trabalho ( origem do Capital)... somos apenas serviçais. Colonia. Duzentos Milhões de Iludidos.
Wallace Requião de Mello e Silva.
Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.
terça-feira, 9 de fevereiro de 2016
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário. Obrigado pela visita.