Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Ver para crêr? Benditos os que não viram e creram.

Simplicidade.
Hoje é o dia da árvore. Assisti pela TV Educativa do Paraná, direto de Londrina Paraná o plantio comemorativo da árvore representativa de 100 milhões de árvores plantadas em dois períodos de Governo Requião Pessutti. Disse cem milhões de árvores. Acompanhei de perto alguns dos momentos desse programa. Tenho bom numero de fotos aéreas que testemunham o plantio de matas ciliares. Embora possamos dizer cem milhões de boca cheia, pois se trata de um Recorde mundial, do ar, vemos o quanto é pouco perto dos muitos bilhões de árvores que derrubamos através dos anos, sem em momento algum, pensarmos na sua reposição, exceto aquelas de valor econômico, apenas para o corte e o lucro. Nunca pensamos na sua importância ambiental e seu manejo racional.
Vi a festa e me escandalizei, de início com a simplicidade de nosso povo, Homens barrigudos, barba mal feita, cabelos desalinhados, roupas rotas, enfim gente real, simples e trabalhadora muito longe dos padrões globais de mídia. A verdade é assim, escandalizante.
As fotos que disponibilizarei aqui não foram catalogadas, portanto não saberei informar sobre qual região está ocorrendo o sobrevôo, mas elas mostram a realidade, um esforço de toda uma população em recuperar um pouco dos corredores de biodiversidade, e os rios e nascentes do estado. Ainda falta muito, mas nenhum governo fez, no mundo, o que o Governo do PMDB fez em favor do ambiente no Paraná. Resta ainda lembrar, somente a titulo de informação que o Governador Requião, exerceu a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e foi ele quem criou a primeira Secretaria Autônoma do Meio Ambiente no Paraná, sendo seu primeiro secretário Tadeu França. Curioso é que Eduardo Requião, irmão do governador, também exerceu essa pasta no Paraná. Embora não estivessem presentes ao evento, foram representados por outros dois Secretários do Meio Ambiente Rasca Rodrigues e Cheida, que foram, na verdade os implementadores desse programa que os paranaenses da imprensa não entenderam o alcance e a importância. Quem procurar ainda encontrará leitos de rios a descoberto, mas isso de forma alguma desmerece esse recorde mundial no plantio de espécimes nativas, produzidas em mais de duzentos viveiros espalhados pelo Paraná, e introduzidos no solo pelas mãos de crianças e adultos, homens e mulheres da sociedade paranaense, envolvendo órgãos públicos, estaduais, municipais, federais, igrejas, clubes de serviço, escolas públicas e privadas, enfim, estamos enfrentado o problema, mas ainda esta longe de ser solucionado. Quiçá com a eleição de Pessutti, pelo PMDB, poderemos ter, nos próximos quatro ou oito anos, mais um pouco desse caminho recuperado no objetivo de recuperar os muitos bilhões de árvores derrubadas, para, é verdade, ser possível a construção do Paraná
Wallacereq@gmail.com.






OBS: Para quem não sabe, Matas Ciliares, são matas plantadas, ou preservadas, nas beiras dos rios, para proteger a qualidade da água, evitar o derrame de terra e venenos nos rios, e permitir que passaros e pequenos animais viagem em segurança.








Nova postagem do Grupo de Estudos G 23 ( Curitiba Paraná Brazil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.