Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







terça-feira, 10 de julho de 2012

O Brasil não tem preço!


O Brasil não tem preço!

Escrevo este texto para estrangeiros. Cada vez mais estrangeiros lêem nossos Blogs. E eu sinto que poucos fazem uma ideia clara do que é o Brasil.

No Brasil chamamos estados às unidades administrativas. O Paraná é uma dessas unidades. Corresponde a 2,6% (dois vírgula seis por cento) do território brasileiro. Ora, se eu der aos senhores uma ideia dessa pequena fatia do país ficara fácil imaginar as riquezas dos demais 97,4% do território nacional.

A Primeira coisa que salta aos olhos é a quantidade e qualidade de nascentes de águas minerais potáveis. (garantia de vida). A bacia hidrográfica em nosso estado é bem distribuída e o aproveitamento econômico dos rios esta por volta dos 40%. Temos com a próxima inauguração da Hidroelétrica Mauá dezenove (19) usinas hidroelétricas nesse pequeno território, observando que aqui esta a segunda maior hidroelétrica do mundo
( a maior  do mundo em operação construida em cooperação com o Paraguai).
Além disso temos em operação uma experiência de unidades eólicas de porte no município de Palmas. Mas se isso por si só já é um índice de desenvolvimento e soberania energética, os dados não ficam ai.
Temos Urânio. Temos imensas jazidas de carvão fóssil. Temos gás natural de Petróleo. Imensas jazidas de Xisto betuminoso gerando combustíveis. Temos petróleo em terra e no mar. A segunda maior Refinaria de Petróleo do país. Temos usinas experimentais de Bio combustíveis. Temos uma usina a gás. Não me parece pouco em termos energéticos.

Neste pequeno pedaço do Brasil vivem perto de dez milhões de pessoas. Os nossos campos abrigam mais de dez milhões de cabeças de gado bovino.  Trinta e três milhões de cabeças de suínos para corte. Pouco mais de 150 milhões de cabeças de aves para abate (mês). Uma caprino cultura em desenvolvimento e uma piscicultura alternativa. Impressionante mesmo porque esses números medidos indiretamente sofrem a subestimação para desvio de impostos. Mas se isso já é impressionante imaginam que esse pequeno pedaço de território produz anualmente mais de 35 milhões de toneladas de grãos. Falta-nos na verdade um sistema mais eficiente de armazenamento como consequência de uma exclusividade do comercio exterior em desprezo de comercio interno (Nações estrangeiras não querem um comércio interno fortalecido no Brasil, isto fortaleceria o Brasil como pais desenvolvido).

Para o transporte e comercialização temos uma malha interna considerável,  estradas e ferrovias precisando de retoques logísticos, mas em plena atividade e um porto magnífico.

Leis ambientais, ONGS estrangeiras, e políticos míopes em nome da preservação ambiental (estática ao invés de dinâmica, ou seja, conservação rígida ao invés de replantio constante de espécies econômicas e nativas e eficiente proteção os rios) por esse meio  eles controlam nosso subsolo. Toda grande área de preservação no Brasil esconde imensas jazidas mineral. Fiquem pasmos. Temos ouro em produção. Diamantes em produção. Carvão mineral em produção. Chumbo e prata. Jazidas de ferro que afloram. Temos como já dissemos o Folheto  ( folhelo) piro betuminoso. Temos imensas jazidas de calcário em exploração. Temos cimento. Temos o Talco. Temos o caulim e o feldspato. Temos a fluorita. O Ferro protegido por leis ambientais.   Temos ametista e a ágata. Temos as chamadas rochas ornamentais O gás natural de petróleo .E finalmente a bendita água mineral de alta qualidade e potabilidade.

Alem das águas sulfurosas medicinais e térmicas.

Certamente você não é um tolo. Você já percebeu o potencial desse pequeno pedaço do Brasil. Certamente você estará pensando como temos uma tão desigual distribuição de rendas? Como o brasileiro via de regra não valoriza o que tem? Como pode um torrão como esse ainda ter analfabetos?

Desculpem-me os estrangeiros, mas muita da responsabilidade deste estado de coisas vem de governos estrangeiros, sejam por força de seus sistemas comerciais, seja pelo secreto desejo que os países fornecedores de matéria prima continuem como “colônias brancas”.

Mesmo assim creio que vocês já perceberam que o Brasil não tem preço ainda que sistemas financeiros façam de tudo para endividar o país com a aquiescência de nossos governantes, para nos obrigar a produzir para fora, e consumir a preço de ouro bens de consumo produzidos fora ou dentro de nosso território por multi nacionais desinteressadas dos projectos  e necessidades do povo brasileiro.
Quando subir ao Governo do Brasil alguém que tenha um projecto para aplicar e orientar estes duzentos milhões  de mentes e de pares de criativos e habilidosos braços humanos na construção da Nação Brasileira, até mesmo a China Amarela ficará com as faces vermelhas de vergonha. Hoje apenas 22 milhões de pessoas trabalham oficialmente no Brasil ( com registro profissional oficial) os demais???????????????????????????????????.
Sei lá...sobrevivem.

 wallacereq@gmail.com.

Usina ITAIPU ( Parceria com o Paraguai)
Usina de Salto Segredo
Usina
Gas de pteróleo
Ferrovias


Trasporte rodoviario.
Estradas bem distribuidas e em ótimas condições.


19 Usinas  hidroeletricas
Petróleo em terra.
Petroleo no mar.
Xisto combustivel.
PCHs Usinas de Médio porte.

Usian Santa Clara
Usina de Segredo
Usina de Fundão
Porto: Segundo Porto do Brasil.
Uranio para o futuro.

Vista aérea de uma das regiões mais pobres (IDH) do estado com 70% de aproveitamento economico.





Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.