Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







sexta-feira, 11 de abril de 2014

Curiosidades Evangélicas II

Curiosidades Evangélicas II
São Marcos Evangelista, judeu e autor do segundo Evangelho.
Diz Estevão Bettencourt OSB em seu livro, para entender os Evangelhos que Marcos e Paulo (o Fariseu) tinham sido muito próximos, mas que fora na escola de Pedro (o pescador Judeu) apostolo dos judeus que o jovem discípulo recebeu o que narra em seu Evangelho.
Com efeito, diz o autor, o testemunho mais antigo que temos a respeito de Marcos deve-se a Pápias, bispo de Hirápolis na Ásia Menor, o qual por volta de 130 escrevia:
“ Eis o que costumava dizer o presbítero: Marcos que se tornou interprete de Pedro, escreveu com exatidão tudo de que se recordava dentre os ditos e feitos do Senhor. Ele não ouviu o Senhor, nem foi seu discípulo; mais tarde, porém fez-se discípulo de Pedro. Este ministrava os ensinamentos segundo a necessidade, sem tencionar por em ordem os sermões do Senhor, de sorte que Marcos não ocorreu em falta, escrevendo outras coisas como delas se recordava”
Este depoimento valioso de Pápias pela sua antiguidade fornece-nos dados históricos precisos.
A)     Marcos escreveu na qualidade de interprete e discípulo de Pedro.
B)      São Marcos não quis escrever a biografia completa de Jesus, mas apenas o que São Pedro pregava. Este por sua vez não procedia segundo estrita órdem cronológica, nem lógica, mas de acordo com a indigência dos ouvintes. È o que faz com que o Evangelho de Marcos se distancie tanto do de Mateus cujos temas se encontram mui harmoniosamente, como o de João que prima por sua cronologia.
C)     Vejamos o que diz Clemente de Alexandria mais ou menos em 215 Dc. : “A mente dos ouvintes de Pedro foi iluminada por um raio de piedade tão que não julgaram ouvir uma só vez a pregação divina nem contentar-se com pregação meramente oral. Pediram então a Marcos com muitos e insistentes rogos... escrevesse um memorial de catequese que lhes fora transmitida de viva voz; e não cessaram de solicitar ate que terminasse o trabalho; assim deram ocasião para que fosse escrito o” Evangelho segundo Marcos “... informado do que sucedera o apostolo P alegrando-se pelo zelo concedeu fosse o livro lido nas Assembléias”.
D)     O autor do segundo Evangelho é um judeu que transmitia uma catequese originalmente concebida em aramaico.
E)      O autor conhecia exatamente as tradições israelitas que ele explica aos seus leitores (7,3s) e (14,12) e (15,42).
F)      Marcos é o único evangelista a citar as palavras aramaicas (3,17; 5,41; 7,34; 14,36; e 15,34), somente a ultima citação também é encontrada em Mateus (27,46)
G)     De um modo geral o conteúdo e a linguagem geral do segundo evangelho apresentam um colorido semítico bem acentuado.
H)     A catequese aramaica que o segundo evangelista transmitia é a pregação do Judeu Pedro;

Como vemos o cristianismo é um fenômeno semítico. Em Roma acentua-se o fato de os discípulos ou seguidores cristãos serem semitasm judeus ou árabes que se reuniam as escondidas nas catacumbas romanas em primeiro lugar. Esse árabes não poderiam ser islâmicos pois Maomé nasceria pouco mais de seiscentos anos depois.


Wallacereq ( texto de arquivo ).





Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.