Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







segunda-feira, 21 de abril de 2014

Jornal de moradores de rua em Porto Alegre.

Porto Alegre tem único jornal totalmente produzido por moradores de rua


Porto Alegre é sede de um projeto inovador que acredita na comunicação como instrumento transformador da sociedade: o jornal “Boca de Rua”. O veículo é o único no país totalmente produzido por pessoas em situação de rua. Fundado em 2001 por apenas três pessoas, conta, atualmente, com cerca de 30 integrantes e circula a cada três meses na cidade.

O webdocumentário “Boca de Rua – Vozes de Uma Gente Invisível”, do diretor e roteirista, Marcelo Andrighetti, é um trabalho resultante do acompanhamento de todo o processo de produção do veículo. Andrighetti, também jornalista, teve contato com o veículo pela primeira vez, em 2011, ao comprá-lo das mãos de um morador de rua.
Filmada em 2013, a produção de 10 minutos tenta mostrar um pouco deste jornalismo consciente, feito de forma independente, e que dialoga com os movimentos sociais.
CONFIRA NO LINK ABAIXO O DOCUMENTÁRIO NA ÍNTEGRA:
SOCIEDADE E A POPULAÇÃO URBANA DE RUA

O “Boca de Rua” tem uma essência contrária à hegemônica dos veículos de comunicação, no sentido de surgir com a proposta de dar visibilidade aos cidadãos esquecidos e até silenciados na sociedade. Os moradores de rua se reúnem semanalmente para organizar a produção do veículo e receber a cota de 35 jornais por integrante.
Depois de produzido, o “Boca de Rua” é comercializado a R$ 1. Os textos, fotos e ilustrações são todos elaborados pelos moradores e o dinheiro arrecadado na comercialização do veículo é totalmente revertido para os participantes do grupo, constituindo uma fonte alternativa de renda.

De acordo com informações fornecidas pela Revista Página 22, a jornalista Rosina Duarte, que fundou a publicação junto Clarinha Clock, afirma que cerca de 135 pessoas já passaram por sua redação e pelo menos 70 saíram das ruas depois da oportunidade de ter um emprego.

PUBLICAÇÕES DE RUA

O jornal é integrante da Rede Internacional de Publicações de Rua (International Network of Street Papers – INSP), entidade com sede na Escócia, que reúne jornais e revistas vendidos por populações em situação de risco de 40 países. Dentro da INSP, é o único veículo produzido pelos próprios vendedores.

Além de ser vendido nas ruas, o jornal detém um site que disponibiliza aos leitores o que não coube na versão impressa. Confira.

FONTE: Catraca Livre






Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.