Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







domingo, 4 de janeiro de 2015

Oito de março de 1940.

Oito de Março de 1940
(nasceu em Oito de Janeiro de 1852/53)
Data de falecimento de Justiniano de Mello e Silva, na pequena Cidade de Colatina, ES, assistido pelos seus dois netos médicos, o Dr. Justiniano de Mello e Silva Neto, dono do Hospital São Sebastião e cirurgião, e Dr. Wallace de Mello e Silva, clínico geral e jornalista em Vitória. Este último o pai do governador Requião.
Justiniano foi professor, lingüista, jornalista, escritor, poeta, advogado (pela Faculdade de Direito do Recife), sociólogo (Pela Universidade de Córdoba, Argentina). Deputado em quatro legislaturas no Paraná.
Foi Secretário de Estado da Educação (À época Inspetor Geral) por duas vezes. Diretor do Ginásio Paranaense e do Instituto de Educação do Paraná.
Foi o Fundador do Primeiro Partido Operário do Brasil em 1890. Cujo estatuto foi publicado em jornal de sua propriedade.
Em Curitiba há uma rua com o seu nome.
Em seu humilde túmulo, em Colatina, ES, na lápide há a Cruz de Cristo e a inscrição “A. SERGIPE”. Aqui Jaz Dr. Justiniano de Mello e Silva. (data: Oito de março de 1940).
Atuou como jornalista, professor e advogado no Sergipe, (onde nasceu), em Recife no jornal A Crença em parceria com Silvio Romero (PB), no Espírito Santo (onde morreu), no Rio de Janeiro onde foi funcionário do Tesouro Nacional, em Curitiba no Paraná onde atuou politicamente, foi abolicionista em Porto Alegre (RS). Era casado com Teresa Paiva de Mello e Silva (ela pernambucana). O casal deixou nove filhos. Dois permaneceram no Paraná. Existem muitos estudos sobre sua vida, e sobre seu último livro “Nova Luz Sobre o Passado”, dois volumes, 500 páginas cada um. Foi convidado para ser o Presidente da Província do Maranhão. Acredita-se que lia e escrevia em hebraico, conforme comprovam as anotações em seus livros. Não era Judeu. Foi orador Maçom no RS.
Morreu; Católico e devoto do Espírito Santo.




Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.