Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O túmulo do barão (The tomb of the Baron)







Um “causo” para você não acreditar.
Eu andava pesquisando assuntos para o meu novo Blog, quando alguém me contou que ainda existia o túmulo do primeiro piloto do Paraná, capitão João Busse.
Onde?
Fui procurar.
Senhora, disse na secretaria do cemitério, procuro o túmulo do primeiro piloto do Paraná. Diz ela, vamos ver. Sobrenome? Busse, ano que morreu 1921, acidente aeronáutico.
Puxa, não encontrei... Era jovem? Trinta e sete anos.
Sabe estes túmulos antigos, ainda não estão perfeitamente introduzidos no sistema. Vou imprimir todos que tenham esse sobrenome.
Olha aqui esta. Melhor o senhor perguntar aos coveiros, pedreiros e zeladores, eles devem saber onde fica.
Senhor tu trabalhas aqui? Sim. Conheces o túmulo do primeiro piloto... Já vi, mas não me lembro onde.
Senhora conhece... Deixa-me pensar... Acho que é depois do cedro. Não era.
Depois do quinto, decidi por uma estratégia, andar rua por rua, de muro a muro, ate encontrá-lo. Às cinco e meia da tarde, sem nada encontrar desisti. Tomei a ruela central para ir em direção do portão principal. De longe vi um casal conversando animadamente. O homem sentado no chão como se estivesse em casa. Um homem sem as mãos. A mulher em pé. Silêncio total no cemitério.
Ao me aproximar, o homem perguntou: Achou o que procurava. Respondi não.
Então a senhora de idade, com o rosto todo marcado pelas cicatrizes da varíola, me diz: que mal lhe pergunte, o que o senhor esta procurando?
O túmulo do prim... Ela completa: aquele que morreu num acidente? Bate na testa e diz: eu sei onde é. Vem comigo.
Vira aqui, dobra ali, sobe mais um pouco e estávamos de frente ao túmulo de João Busse.
Como a senhora sabia onde era? Estou aqui há trinta e três anos respondeu a senhora.
Porque o senhor tem interesse nesse túmulo? É que eu tenho uma pagina na Internet, respondo, achei interessante... Sabe interessante mesmo é a história do Barão. Que barão? Você não sabe História, o Barão do Cerro Azul. ( grafia original SERRO AZUL) Bem, respondo, sei alguma coisa... Sei que foi fuzilado na revolução federalista... Foi nada respondeu ela... Ele nem está enterrado aqui... É só o monumento... E me contou uma história inédita sobre a morte do barão e de como ele perdeu as mãos ao se segurar em uma ponte da estrada de ferro.
Olhei incrédulo, e para não dizer nada passei a fotografar as lápides do Capitão aviador. Olho no visor da máquina, concentrado, a luz já estava difícil.
A senhora me disse: Já vou, meu túmulo é logo ali.
As palavras entraram por um ouvido e saíram pelo outro, nem me toquei. Pensei: quem será que ela veio visitar?
Derrepente caiu a ficha! Seu túmulo? Como assim senhora? Senhora... Já não havia ninguém.
Estranhei o silêncio e coloquei atenção para ouvir os passos da mulher e nada.
Então ouvi um nhã-nhã de um túmulo próximo e pensei: velhinha sacana quer me dar um susto. Aproximei-me bem de vagarinho e espiei na capela. Tinha um bêbado se espreguiçando.
Gelei.
Ao sair mais um susto. Lá estava a tal mulher com um balde e vassoura nas mãos. Senhora, pensei... Desculpe. Eu vi que o senhor iria demorar com as fotos e fui retirar o meu material do túmulo que estava limpando. Eu não disse? Faço a manutenção dos túmulos há trinta e três anos. Mas... mas... e aquele homem sem as mãos? Quem? Seu Joaquim? Ele é o pedreiro e tem as mãos perfeitas. Todos os dias, pela tarde ele senta ali e enterra as mãos na pedra brita quente pela luz do sol. Diz ele que isso lhe relaxa os dedos. Ah, que engraçado... o senhor pensou...!!!
wallacereq@gmail.com
OBS: tudo mentira, fruto de minha imaginação enquanto caminhava procurando o túmulo de João Busse. Coisa sem graça de quem conversa, consigo mesmo.



Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.