Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Tudo ´mistério nesse vôo maravilhoso.

Tudo é mistério no seu vôo maravilhoso.

Quando eu fazia uma viagem em motocicleta do Sul do Brasil ao Canadá foi a primeira vez que ouvi falar sobre a Tarambola Dourada. Tanto a do Pacifico quanto a do Atlântico. Tudo é mistério nesse pequenino pássaro.

Um autor nos diz: “A segurança com que se orientam as aves migradoras é impressionante. Por muito tempo acreditou-se se elas utilizavam ou não de balizas terrestres ou que se guiavam pelo Sol.

Ora a Tarambola Dourada do Pacifico cobre 4000 km sem escalas do Alaska ao Havaí por sobre uma imensidão liquida. “Se essa ave cometesse um erro de um quarto de grau em sua rota, passaria adiante sem avistar o seu objetivo.”

Dia e noite, com ou sem visibilidade, com fortes ventos contrários ou transversais elas corrigem a deriva e voam em uma velocidade media de oitenta quilômetros por hora, sem beber água doce (talvez nas chuvas e no ar), sem pouso ou descanso, numa viagem impressionante. Milhares de aves migradoras fazem isso todos os anos e em determinada época. Muito curioso é que ela não precisa ter feito uma primeira viagem coletiva para acertar o seu destino.

Não acreditam? Na estação ornitológica da Prússia colocaram argolas identificadoras em cegonhas recém nascidas, e na época da migração deixaram que o bando se distanciasse o suficiente. Tão logo foram soltas, diz o autor, alçaram vôo na direção certa e foram posteriormente encontradas com o bando original. E completa: As aves migradoras não têm necessidade de ter percorrido uma só vez o seu itinerário para saberem se dirigir.

Hoje alguns biólogos pensam que os pássaros são sensíveis como as bussolas ao magnetismo da terra. Porém descobriu-se que os pombos correios, por exemplo, sofrem desorientação nas proximidades de estações transmissoras de rádio. Pensaram então que os pássaros se guiam por um sistema hertziano de ondas cuja organização ainda nos escapa. E termina: O esclarecimento desse enigma nos faria progredir no conhecimento das relações do Universo Criado com os seres criados que o habitam.


Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.