Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







quinta-feira, 14 de maio de 2015

Pão, sardinhas e bananas.

Pão, sardinhas e bananas.

O livro “Nova Luz sobre o Passado” escrito por meu bisavô mereceu criticas severas e elogios rasgados. No meu entender tanto uns como outros carecem de razoabilidade. Pior do que isso carece de leitura da obra, desconhecimento do texto, superficialidade ideológica.
Um desses críticos, repetitivos uns aos outros, chega a dizer que Justiniano, meu bisavô e sua mulher passavam por tão grave situação econômica, que as vésperas de um despejo alimentavam-se de pão, sardinhas e bananas. Segundo esse autor, Jackson de Figueiredo, sergipano e polemista católico, ele próprio teria socorrido o casal, o que não é impossível, mas é improvável, pois Justiniano tinha muitos filhos e netos em adequada situação financeira e que, se fosse verdadeira a afirmação o teriam socorrido, pois Justiniano faleceu na Clinica São Sebastião, de seu neto e homônimo, médico e prefeito, na cidade de Colatina em 1940. Jackson já havia falecido;. Nessa pequena cidade do estado do Espírito Santo esta o tumulo de Justiniano de Mello e Silva. Como vemos também ai há afirmações superficiais e infundadas o que mostra muito da índole brasileira. No Rio Justiniano tinha um filho medico, Candido, no Sergipe dois filhos, Maximiliano e Alfiere, em Pernambuco seu filho mais velho, Ocean, no Paraná o deputado  Cel. Wallace, e no Rio Grande do Sul o advogado Plutarco. Sem contar seus netos e filhas.
Mas afora isso, embora sem saber a verdade, curioso que sou, procurei uma nutricionista para saber as conseqüências de  tal dieta para um casal que ja passara dos 80 anos. Pão, sardinhas e bananas era o que dizia o critico. Ela me disse coisas interessantes: Primeiro não acredita na radicalidade da dieta, pois segundo ela, todos nós temos alguma vida social e acabamos por comer e beber uma dieta muito mais rica do que aquela que nos propomos. Mas continuou ela: Pão integral, peixes e frutas, acrescidos de óleo virgem de oliva e vinho, foi à dieta dos povos mediterrâneos por um período superior a três mil anos, depois acrescido o mel e o leite; E disse, na indústria em que trabalhamos dividimos os alimentos em três grandes grupos: Energéticos, Restauradores e Equilibradores, ou seja, os primeiros dizem respeito aos amidos, os segundos as proteínas animais e vegetais, os terceiros as vitaminas encontradas em frutas e vegetais. Assim sendo Pão Integral, sardinhas frescas, e bananas, cobrem soberbamente as necessidades metabólicas de um individuo normal, e melhoram se acrescidas de ácidos graxos, anti-oxidantes, e alimentos que aumentam as defesas imunológicas, como o mel, o vinho novo e algumas gorduras amimais, como a história nos mostra, com um testemunho de três mil anos, pois os povos mediterrâneos preservaram as suas saúdes nesse largo período.
Achei muito interessante, por isso faço esse registro, para os que têm conhecimentos nutricionais desenvolvam suas teses.
Indico a leitura da extensa obra de A da Silva Mello: A Nutrição.

G 23. 





Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.