Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Quando o Evangelho fala em Judeus.

Quando o Evangelho fala em Judeus.
Muitas pessoas interpretam inadequadamente o termo Judeus  na Bíblia. Depois da separação do povo em dois reinos, Judá e Samaria, o termo judeu, via da regra, designa apenas aqueles membros das duas tribos que formaram o reino de Judá. Mas quando Pedro ( Cefas quer dizer Pedra, pedra fundamental da Igreja, apostolo chamado Pedro) o pescador judeu torna-se o apostolo dos judeus, o tradutor não quis certamente dar o sentido estrito, mas o amplo, ou seja todas as doze tribos: as duas do reino de Judá e todos os descendentes das dez tribos formadoras de Samaria. Além do que, tornava-se apóstolo de todos os israelitas dispersos pelo mundo. Sob essa luz, releia a Carta de São Paulo aos Gálatas.

Primeira Leitura (Gl 2,1-2.7-14)

Irmãos, catorze anos mais tarde, subi, de novo, a Jerusalém, com Barnabé, levando também Tito comigo. 2 Fui lá, por causa de uma revelação. Expus-lhe o evangelho que tenho pregado entre os pagãos, o que fiz em particular aos líderes da Igreja, para não acontecer estivesse correndo em vão ou tivesse corrido em vão. 7 Pelo contrário, viram que a evangelização dos pagãos foi confiada a mim, como a Pedro foi confiada a evangelização dos judeus. 8 De fato, aquele que preparou Pedro para o apostolado entre os judeus preparou-me também a mim para o apostolado entre os pagãos. 9 Reconhecendo a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, considerados as colunas da Igreja, deram-nos a mão, a mim e a Barnabé, como sinal de nossa comunhão recíproca. Assim ficou confirmado que nós iríamos aos pagãos e eles iriam aos judeus( todos os israelitas). 10 O que nos recomendaram foi somente que nos lembrássemos dos pobres. E isso procurei fazer sempre, com toda solicitude. 11 Mas, quando Cefas chegou a Antioquia, opus-me a ele abertamente, pois ele merecia censura. 12 Com efeito, antes que chegassem alguns da Comunidade de Tiago, ele tomava refeição com os gentios. Mas, depois que eles chegaram, Cefas começou a esquivar-se e a afastar-se, por medo dos circuncidados. 13 E os demais judeus acompanharam-no nessa dissimulação, a ponto de até Barnabé se deixar arrastar pela hipocrisia deles. 14 Quando vi que não estavam procedendo direito, de acordo com a verdade do Evangelho, disse a Cefas, diante de todos: “Se tu, que és judeu, vives como pagão e não como judeu, como podes obrigar os pagãos a viverem como judeus?”
Nessa Carta de São Paulo aos Gálatas, salta aos olhos que os pilares da Igreja, sobretudo Pedro (Cefas) tem por vocação primeira levar o Evangelho aos israelitas. Assim a Igreja , fundada em Pedro, ( como diz Jesus> Pedro tu es a pedra e sobre ti erguerei minha Igreja) tem missão evangelizadora principalmente sobre os israelitas,( Ide primeiro aos filhos de Israel) e no nosso entender tem negligenciado essa missão.


G23.






Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.