Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Curiosidades Biblicas ou Evangelicas.

Sâo Mateus: o novo Pentateuco e o novo Moisés.
Evangelho de São Mateus. (considerado o Evangelho para judeus).
Em principio é preciso lembrar que quando estamos falando em Evangelho estamos nos referindo ao Novo Testamento. Sendo assim dos quatro Evangelhos, o mais antigo é o de São Mateus. Essa é a ordem na qual se acredita que tenham sido escritos os Evangelhos. Mateus, João; Marcos e Lucas. Em Mateus a pessoa de Jesus Cristo se salienta sobre um fundo do Antigo Testamento fazendo às vezes de um novo Moisés a promulgar a Lei perfeita dispostas em cinco grandes sermões monumentais, o Novo Pentateuco. Papias nos diz que Mateus escreveu em dialeto hebraico, isto é em aramaico, pois esse era o dialeto que se falava entre os hebreus comumente após o exílio (século VI a.C). Os destinatários não podiam ser senão israelitas, como de resto nos dão testemunho os escritores antigos como Santo Irineu, Orígenes, Eusébio de Cesárea, e São Jerônimo. D. Estevão Bettencourt OSB, descreve em seu livro todas as provas, e todos os textos comprobatórios dessa destinação. Mateus falava aos judeus. Seria extensivo descrevê-los aqui, (“ Para Entender os Evangelhos”, editora. Agir; D.Estevão Bettencourt, páginas 103 e seguintes). Escrevendo para judeus Mateus quer provar que Jesus é o Prometido de Israel ( 1,1: 2,2 :1,21 e 1,22: 2,15: 17: 23...) Não vincula Jesus somente as profecias mas também a Torá ( Código da Aliança). Estevão Bettencourt passa a descrever as provas textuais desde o "sepher toledôth" Mateus propõe a Boa Noticia ( Evangelho) dando todo destaque aos privilégios ( no sentido em que lemos em Romanos 9-11). Comprovada a veracidade do Jesus Messias, Mateus passa a narra sistematicamente a vida do Senhor, seguindo as três etapas: 1) Introdução; 2) Vida Publica de Cristo; 3) Epílogo.
São essas a curiosidades evangélicas que nós mostramos, para mais uma vez comprovar a frase: Ide antes às ovelhas separadas ( perdidas) de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.