Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







terça-feira, 18 de novembro de 2008

Nepotismo ( 1991)

Nepotismo.

O que é o nepotismo? Segundo o Caldas Aulete a palavra deriva de Nepote, do latim Nepotius. O termo dizia respeito ao sobrinho, conselheiro ou válido do Papa.
Já o termo “nepotismo”, segundo a revista “Pergunte e Responderemos”, foi criado pejorativamente por maçons que visavam à crítica aos favores e privilégios concedidos pelos Papas aos seus válidos e sobrinhos.
Era uma critica a estrutura hierárquica da Igreja e também a da família cristã, católica, acusada por eles de valimento excessivo.
Daí, com o passar do tempo, o termo passa a designar o favoritismo escandaloso usado em favor de algum parente.
Podemos ainda perguntar: mas o que é um favoritismo escandaloso segundo o termo nepotismo? Seria dar salário ao parente sem que este trabalhe? Nomear um cego para ser piloto de jato, ou um maneta das duas mãos para ser datilógrafo, ou ainda um analfabeto para ser revisor, apenas porque se trata de parente ou amigo?

Por outro lado nenhum homem esta proibido de trabalhar, muito menos impedido por ser parente ou amigo de alguém o que nos indica que por detrás existe ou deveria existir uma ética, um conjunto de regras, de princípios e garantias de equidade ou igualdade de oportunidade.

Posto isto gostaria de lembrar que o homem, todo o homem, segundo a Sagrada Escritura, esta obrigado ao trabalho. É tão imperativa que diz: Aquele que não quer trabalhar não coma. Assim Jesus Cristo,Nosso Senhor, era carpinteiro. São Paulo tecelão e Pedro pescador,depois fizeram-se pescadores de homens, seu novo trabalho.

Bem entendido, como já dissemos, ninguém estará proibido de trabalhar, seja porque é preto, prisioneiro, tolo, estrangeiro, religioso, inculto, deficiente, órfão.

A palavra nepotismo passou da critica de um privilégio a critica de quem emprega parentes, um grave erro. Qual é o crime? Porque um parente estaria proibido de servir a outro parente e a sua comunidade trabalhando na esfera privada ou pública?

O que se espera de um trabalhador é que realize o seu trabalho, não que seja parente, em primeiro lugar, porque é um mandamento divino, em segundo, porque depende deste trabalho a dignidade da sua pessoa e em terceiro porque é o meio pelo qual a pessoa contribui com a sociedade.

O engraçado é que neste mundo de antagonismos os principais “delatores” do nepotismo são os maiores praticantes de outro tipo de nepotismo e privilégio, o privilégio racial ou ideológico.

Os maçons, por exemplo, que costumam se chamar de irmãos sãos os primeiros a assumir o compromisso de praticar o privilegio com os irmãos de LOJA. Árabes costumam empregar parentes e até promover casamentos entre primos para garantir algum privilégio, herança ou trabalho.

Judeus, mais do que qualquer outro povo, praticam o nepotismo racial, e na hora da partilha , no prestigio ou na escolha de posições de verdadeira importância é preciso ser judeu, irmão em Abraão. Na verdade toda corporação age assim. Então porque não pode agir assim uma família?

Mau é aquele que está pendurado em um cabide, ou seja, aquele que nunca realiza o trabalho para o qual foi contratado, aquele que recebe sem trabalhar, aposenta-se sem merecer, tem dedicação exclusiva e mais de um emprego, acumula disponibilidades. Acumula cargos e salários. Estes são os verdadeiros NEPOTES.

Pior é a escravidão a que se submete a massa da população que trabalha, quando muito para comer, sem garantir sua dignidade ou verdadeiro lazer enquanto irmãos, de qualquer origem ideologia ou raça abusam de privilégios e engordam, e acumulam as suas injustiças, e cinicamente odeiam o povo sujo a quem chamam de preguiçosos, deseducados, escória. Gentinha de salário mínimo.

Péssimo é enriquecer com a exploração inescrupulosa do suor alheio. ( caso de todos os ricos)

Trabalho e moralidade é o critério que o povo deveria usar.

Na forma mais simples basta saber se o trabalho vem sendo feito. Se os meios para realizar o trabalho são morais e lícitos. Idealmente se é feito com competência. Finalmente se o trabalho, principalmente quando público, esta orientado para servir a comunidade ou para servir-se dela.

Wallace Requião de Mello e Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.