Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Uma nova nomenclatura para a América.

O que vou demonstrar nesse texto é que não exite uma América Latina ou América anglo-saxonica. O que existe como conceito maior é uma América Crstã.


America Latina, ou America Cristã?

O que é a América Latina? Quando falamos latina, estamos fazendo uma referencia ao latim, língua da região do Lácio, na península itálica, que originou Roma e o povo romano. O latim, com o tempo gerou as línguas latinas, ou seja: o Português, o Frances, o Espanhol, o Italiano, e o Romeno. Ora mas se é assim, a America não é propriamente latina, pois aqui, na America, se fala o Holandês, na antiga Guiana Holandesa, o Inglês na Guiana Inglesa e também em Belize na America Central, em Porto Rico, e em três das cinco províncias Canadenses (outras duas falam o francês).A Guiana ( Guiana para outros) Francesa fala o Francês. Depois se fala na América muitas línguas aborígenes (indígenas) do Alaska (no extremo norte), à Patagônia no extremo sul.

Então como vemos é imperfeita a nomenclatura “America Latina” sob o ponto de vista da língua falada mosmo se aplicada à América do SUL.
É acertada, no entanto, se considerarmos o critério das maiorias. A maioria absoluta fala línguas latinas.
Ora, mas o Latim, que foi a base indiscutível das duas principais línguas faladas na América inicial (colonial) o português e o espanhol, falada mesmo ( por parcela) na América do Norte, também foi à língua do império Romano que deu a volta em todo o Mediterrâneo, integrando o mundo civilizado. Mais do que isso o latim, após a conversão de Constantino, foi à língua divulgadora do Cristianismo, tanto no mundo Oriental como no Ocidental. Nesse sentido falar em América Latina, estamos, quer queiramos, quer não, falando em América Cristã. Nesse sentido, a América torna-se mais integrada do que sob o ponto de vista da prática verbal. A América é essencialmente cristã. Seja ela latina , seja anglo-saxonica. Ou seja, o que une a America Latina com a America não latina (que não existe geograficamente em termos territoriais e populacionais) e que só existiria se considerássemos separadas as Américas anglo-saxônicas, cuja divisão política desmente o conceito, pois os entes americanos de língua anglo-saxônica ou indígena não formam em hipótese nenhuma um continente que possa ser considerado America anglo-saxônica; ou aborígene, e ou negra nos nossos dias; é o cristianismo. Na America do Norte, os EUA não professam a língua inglesa como língua oficial embora a fale. No Canadá se fala o Frances (latina) e o inglês. No México o espanhol. Na América Central somente Belize fala o Inglês. Na América do Sul somente as Guianas falam línguas não latinas, mas mescladas com o espanhol e francês(latinas). Todavia a grande marca da América, de todas as três ( Central do Norte e do Sul) é ser Cristã, em seus valores e em seus costumes.A lingua facilita o comércio, os valores cristãos o convívio.
Uma América Negra, por exemplo, não seria latina, mas na sua maioria, seria cristã. Falar portanto em integração é falar em cristianismo, pois essa é a base comum de todos os povos americanos, no que diga respeito às suas massas populacionais (maiorias).
Tentar revigorar antigas seitas, herança africana, e ou aborígene, é dar foco às minorias, em detrimento das imensas maiorias cristãs.
Como a democracia americana se pauta pela maioria, acredito haveremos de respeitar e ter em mente que o grande instrumento de integração “Latino Americana”, ou melhor, a via que mais perfeitamente realiza a desejada “Integração Americana”, tem por base, mote e palavra de ordem, o Cristianismo.
Omitir essa igualdade social cristâ, esse escopo de valores comum, é fomentar a divisão, trabalhar pela desintegração, fomentar a divisão de minorias étnicas, culturais, e ou religiosas. Aceitá-las no contexto das Américas, não significa, em contra partida substituir ou desvalorizar a Fé Cristã das maiorias americanas.

O marxismo, não se sabe, é uma seita do Judaísmo Econômico. E o "capitalismo" selvagem, ( que é sempre entendida como apropriação e acumulação da mais valia do trabalho alheio) também é uma seita ideológica, de origem discutível, mas nem uma, nem outra, ( o sócio-comunismo) se identificam com os valores centrais e essenciais dos povos americanos.
O Cristianismo é ciência dos costumes, ou seja, dos valores religiosos que pautarão todas as relações do homem com sigo mesmo, com o próximo e com Deus, e, portanto é ideologia madura e suficiente para regular inclusive a economia e o meio ambiente.

Pode-se falar sim em economia Cristã, em Indústria Cristã e em relações de trabalho cristão e em sociedade Cristã Solidária entre os povos americanos, sem lhes desmontar as nacionalidades, as fronteiras e a história. É a Doutrina Social Cristã. Assim, uma comunidade Americana de Nações não deve separa-se dessa união religiosa, pois a America Cristã é muito mais, promete muito mais, adéqua muito mais, dos que qualquer outra nomenclatura que pudéssemos usar para nomear a America Solidária, e antiimperialista, que queremos (o imperialismo é o anômalo acumulo de capital ( e poder) com a deformação moral do comércio). Portanto proteger as minorias não é substituir as maiorias pelas minorias, ou minimizá-las ideologicamente de modo a agigantar minorias.


Veja que bonito: De onde você vem? De São Paulo, Brasil, América Cristã do Sul. E você? De Tegucigalpa, Honduras, América Cristã Central. E você mocinha? Eu venho dos Estados Unidos Cristãos da América do Norte.

Não é bonito? Eu acho tão bonito que chego a me emocionar.

Wallace Requião de Mello e Silva.
Para o G 23.

(O G 23 de Outubro , portanto, defende a América Cristã)




Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.