Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Persas e hebreus?

Os persas e sua influência sobre os hebreus.

Ao lermos na Bíblia o livro de Ester, que, dizem os estudiosos, existir em fragmentos em hebreu e grego tardio, vemos que os persas estavam soterrando a religião e cultura hebraica. O período se refere ao 4° século antes de Cristo ao tempo de Xerxés filho de Dario, também chamado Assuero.  O monoteísmo hebraico sofreu influencia da religião egípcia e também da persa. Embora tal texto não faça uma referencia clara ao Zoroastrismo, essa era a religião da antiga Pérsia. O império de Assuero vinha da Índia ate a Etiópia, com limites um pouco confusos.

Eu não conheço obra que tenha estudado e datado com segurança o aparecimento de certos conceitos comuns a cada uma das religiões, o que quase sempre nos induz a erros de interpretação.

A obra de Zoroastro é chamada Zend-Avesta. O nascimento de Zoroastro nasceu segundo os antigos persas da união de uma planta e de um anjo. Ao nascer foi consagrado ao Deus da Luz, Ahura (aura) Mazda. Na juventude afastou-se do povo e foi viver no deserto onde foi tentado pelo demônio. Mas vencendo tudo escreveu o Zend Avesta em 12.000 couros de vaca, assim nos contam. Não há originais.

Basicamente ele nos contaria (não sei como sabem) que há uma eterna luta entre o Bem e o Mal, o Deus da Luz e o Anjo das Trevas. Num espaço temporal de doze milênios o Bem triunfará e os homens de bem serão reunidos no Céu e os maus cairão no deletério abismo.

Admirem-se deste texto: “Isso eu te pergunto Ahura Mazda. Quem determinou o caminho dos sóis (veja no plural) e das estrelas (redundância?)? Quem é que faz a luz crescer e diminuir? Quem sustenta a terra e o firmamento sem os deixar cair? Quem faz as plantas germinar e a água cair das nuvens? Quem emparelhou o carro dos ventos e os fez voar sobre a terra? Diga-me quem foi?”

Não te parece o livro de Jô? Não?

wallacereq@gmail.com


Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Um comentário:

  1. Tio Wallace

    Assisti há alguns meses, no National Geographic sobre o Mitraísmo.

    Mitraísmo e Zoroastrismo é a mesma religião?

    Tio Wallce, sou apenas uma estudiosa, uma "curiosa".

    Tenha uma maravilhosa semana.

    Denize

    ResponderExcluir

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.