Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







domingo, 18 de dezembro de 2011

Promessa não é dívida!

Quero pedir aos meus leitores que aguardem um texto: "Era negro Moisés?" Ele irá demorar um pouquinho, pois eu já enfrento minhas dificuldades.
Um judeu mais preparado do que eu para as coisas do judaísmo me fez notar que os Falashas (  Phalashas judeus negros da Etiópia) surgem com o filho de Salomon com a rainha Etíope e por esse modo Salomon cria direitos de sangue e matrimônio sobre as minas da Rainha de Sabá. Isso teria acontecido por volta de 970 antes de Cristo, e Moisés o fundador da religião israelita viveu por volta de 1250 antes de Cristo. Muito antes portanto.
Numa releitura que fiz deparei-me com novas ideias, pois o concretismo minucioso da história de Moisés contrasta com o desconhecimento do lugar onde morreu e o desconhecimento de seu túmulo, o que faz a história de Moisés parecer inverídica, ou ao menos, reescrita ideologicamente colocando Moise´s como um Levita. Ele se casou com uma mulher etíope  (ver em Números filha e Jetro, sacerdote pagão de culto africano)  e  teve com ela dois filhos homens, que não podem ser "Brancos" e que curiosamente não deixam testemunho sobre o lugar da morte ou o túmulo de seu pai. Ora, eles haveriam de ser importantes no contexto do Patriarca. Ou estou enganado? Uma descrição tão cheia de detalhes e pormenores s omitiria a respeito da morte de um líder que liderou o povo por mais de 40 anos? Excepto se fosse o autor o relator de sua vida, pois não poderia narra a sua morte.... no entanto, nos diz Hugo Schelesinger e outros que Moisés é o autor do Pentateuco (mas ao ler esses cinco livros em momento algum temos a impressão de que Moisés fala de si mesmo).Alguém fala sobre ele. Então alguns exegetas querem atribuir a Moisés a função de instrumento de Deus pelo qual Deus da testemunho de Moisés. Difícil crer que Deus use o protagonista para narrar a sua história.
Os documentos originais são todos muito recentes para se saber se foram ou não manipulados politicamente. Em hebraico o mais antigo conhecido é o rolo de Isaías do Mar Morto, seguido dos fragmentos de Nash ambos datados entre 100 AC e o nascimento de Cristo. Em Grego os originais mais antigos  são  a versão Alexandrina dos Setenta por volta de 230 AC( escrita no Egipto já sob influência dos Gregos), e  os Fragmentos de Ryland por volta de 150AC e  ainda os Fragmentos de Fuad por volta dos anos 70 AC.  Os textos latinos são posteriores ao nascimento de Cristo.
Como vemos, mesmo judeus cultos não podem apelar para a fidelidade das escrituras sobre a vida e origem de Moisés. Não há provas.
Curioso é observar que Heródoto, o pai da História, nos lega a expressão seguinte O Egipto é um presente do Nilo. Ora alguns filólogos nos dizem que a palavra Moisés quer dizer, salvo do Rio, ou sobrevivente do Rio, ou ainda Presente do Rio, no caso o Rio Nilo. Ora, se a narrativa for apenas simbólica podemos dizer que a Religião Israelita é um presente do Nilo, ou dizer que é um presente do Egipto. Ai aparece Moisés como um legislador inspirado....por quem? Na visão judaico cristã por Deus, na visão sociológica pela cultura egípcia que faz referências ao monoteísmo politico daquele povo.

Aguardem, mas lembrem-se: Promessa não é dívida. Nem mesmo a Promessa de Deus.


Que dificuldades eu enfrento, alguém perguntou?
No dia 23 de Novembro botaram fogo em minha casa e deram noticia em jornais e TVs.. Eu moro no meio do projeto Betel Soho, onde as propriedades sofrem especial pressão imobiliaria.
Meu filho ,no da 5 de Dezembro, foi condenado em uma Ação Civil, e teve pelo juiz ou juiza seus bens consfiscados ( interditados),um apartamento novo que lhe seria entregue em Janeiro ou Fevereiro, seu carro, sua conta bancária, ou seja, lhe interditarm dez anos de Trabalho ( ele tem apenas 35 anos).
E eu aguardo novas retalhações. sobre a minha simpatica  pessoa.

OBS: Curiosidade, até agora segundo o Blogger ninguem leu o texto "Museu do Holocausto em Curitiba".

Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.