Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







terça-feira, 10 de abril de 2012


As filhas da Igreja.

Novamente eu volto a esse assunto. E por quê?

Porque todas as vezes que pesquiso algo da antiguidade, como foi o caso da recente pesquisa sobre as origens da Filosofia, encontro em textos algumas frases que são verdadeiras palavras de ordem, que se resumem mais ou menos nisso: A igreja é imperfeita; A Igreja é criminosa; A Igreja é o grande obstáculo para o avanço da humanidade. Devemos odiá-la. Tudo falso. Pois a Igreja é o Corpo Místico de Cristo. E até mesmo os chamados crimes do clero não divergiam muito dos costumes da época e do comportamento de outras instituições.

Na verdade a Igreja, desde o século terceiro foi o grande deposito da cultura clássica, e acabou, mesmo, sendo como vamos demonstrar a construtora das bases do que posteriormente se chamou Renascimento da Cultura Clássica.

Assim resolvi publicar mais esse trabalho de pesquisa, renovado nas fontes, embora discorra sobre os mesmos temas já publicados.

A origem das Universidades.

Meu caro leitor, uma pesquisa isenta de paixão nos obrigará a admitir que as universidades sejam sem duvida alguma, filhas da Igreja.

A palavra “Universitas”, um empréstimo do conceito grego “católico”, ou seja, de aplicação universal, foi usada pela primeira vez em Oxford, que surgiu como uma ramificação do Estúdio de Paris que se criara na abadia do Sinai, lá pelos idos de 1167.

Desde o mandado de Jesus Cristo aos apóstolos “Ide e ensinai a todos os povos” ficou caracterizado o espírito universal da Igreja, e é desse espírito que a Igreja empresta o seu nome: Católica, ou seja, Universal.

Os tempos exigiam. Os mosteiros de Cluny e Citeaux eram os centros intelectuais à época, e quem quisesse aprender sobre o passado era lá que encontraria os necessários documentos. Porém segundo alguns autores esse prestígio foi sendo assumido pelas escolas episcopais e catedralícias, que se formaram nas catedrais de Reins, Chartres, Paris, Lion, mais tarde  Angers, Cantuária, Orleans,  Montpellier,  estas ultimas na França. Cantuária e Durham na Inglaterra, Toledo, Salamanca e Valença na Espanha. Bolonha, Ravena, Palermo e Napoli na Itália. Uma licença papal era necessária. A “Licentia Ubique Docenti” permitia aos principais desses centros de cultura a ensinarem, através de extensões em toda a Europa. Vivia-se então, como na antiguidade Clássica e nos tempos bíblicos um analfabetismo das massas em todo o Planeta. Verdade que ainda hoje, se auto-denuncia pelo analfabetismo funcional e real das massas em todos os povos do Planeta.  A imprensa era desconhecida tornando os manuscritos documentos preciosos e raros. As prensas (de fazer papel) de papel só iriam aparecer na Europa depois da fundação das grandes universidades. Na Espanha, por exemplo, em Sativa somente em 1238. Em Fabriano na Itália por volta de 1268. Em Troies na França em 1338. Em Nuremberg na Alemanha em 1390. Os documentos eram ainda em papiros (folha de palma), pergaminhos( couro de Pérgamo) e tecidos nos textos mais orientais.  Desta maneira, com as prensas popularizavam-se os ensinos clássicos.

O ensino processava-se mediante o curso (Letio) o debate (Disputatio) e as questões (Questiones). Só raramente os cursos eram publicados (material escolar nem pensar) A língua em toda a Europa culta e em todas as escolas cristãs era o Latim. Os graus acadêmicos obtidos eram: O Bacharelato, a Licenciatura (Magister) e o Doutorado. As defesas eram orais.

Não era superficial, e o aluno era exigido na memória. Ensinava-se gramática, retórica, dialética, musica aritmética, geometria e astronomia. Depois se passava a uma das três faculdades superiores: Direito Canônico, ou Decreto, Medicina, e Teologia (as Universidades eram mantidas pela Igreja).

Teologia necessitava-se de 15 anos de estudo. E só se obtinha o doutoramento com 35 anos. Direito e Medicina estudava-se de 21 a 25 anos.

De qualquer modo as três primeiras Universidades foram: A de Bolonha em 1158; Paris em 1179; Oxford em 1214. Uma bula papal “Parens scientiarum” (Pai das ciências) generalizou o estatuto das universidades. Em 1208 a Universidade de Paris tornou a “Universitas Magistrorum” (Universidade dos Mestres) a escola formadora de Mestres. Em redor dessas três principais Universidades pioneiras vão surgir sempre por obra da Igreja e por concessão dos Papas as seguintes: na Itália Pádua (1222), Siena (1246), Varcela, Arazzo, Roma e Nápoles. Depois de 1300 juntaram-se as de Perusia. Pisa e Florença.

Na França: a de Orleans (1229) célebre nas questões jurídicas; Angers (1231); Montepellier (1220-1240) clássica da Medicina; Toulouse em 1229 para combater os cátaros e albigenses.

Na Inglaterra da Oxford originar-se-ia Cambridge.

Em Portugal o Instituto de Coimbra e o Estúdio de Lisboa.

Na Espanha, Salamanca Valença, Lenica, Perpinhão, e posteriormente Valhadolid.

Assim na Europa Central por volta de 1300 já existiam as Universidades de Praga criadas pó Carlos IV dos Luxemburgo.

Entre 1350 3 1400 as universidades já eram 55 em solo europeu. Nas Américas, a mais velha Universidade das três Américas foi fundada pela Igreja em Córdoba, na Argentina e data de 1600.

Não seria muito lembrar que tudo isso aconteceu antes (durante os três séculos que antecederam) da reforma protestante (1450).

Donde se concluem que as Universidades são invenções da Igreja Católica, mais propriamente SUAS FILHAS.








Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.