Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







segunda-feira, 9 de abril de 2012


O rio que bebe nos dois hemisférios.



Jogar ou destruir velhos livros didáticos é um crime. Não se trata de papel velho, cheio de riscos e anotações, papel surrado, rasgado e amassado. Trata-se muitas vezes do registro de toda uma vida de pesquisas cientificas, matemáticas, literárias, filosóficas, históricas e religiosas do autor. Mesmo quando encontramos defasagens nas informações ali contidas, mesmo assim, eles são o testemunho da evolução de um pensamento qualquer. Como os livros têm os homens como autores, eles via da regra, se deixam contaminar pelas ideologias do momento vivido e são todos tendenciosos do momento ideológico. Outrora ufanistas, hoje preservacionistas, amanhã entreguistas.


As idéias que trago aqui, eu encontrei em parte no livro escolar “Geografia do Brasil” de Celso Antunes, primeiro volume, livro da década de 60.


Se considerarmos o Equador como uma linha imaginaria que divide o planeta em duas metades chamadas hemisférios, vemos que a convenção que nomeia as Américas de America do Norte, do Sul e Central  é totalmente fora de critério. Pois o que esta acima do Equador no sentido de seu norte magnético esta no hemisfério norte, e o que esta em oposição esta abaixo dessa linha, portanto no hemisfério sul. Se esse é o critério, toda a America central e alguns países da America do sul estão no hemisfério norte. Colômbia, Venezuela, Guianas e metade do Equador estão no hemisfério note e seriam componentes da America do Norte.


No caso do Brasil, Amapá, Roraima e metade do estado do Amazonas estão sob ou acima da linha do Equador e pertencem, portanto ao hemisfério Norte. A questão é perigosa sob o ponto de vista político.


No entanto esse criterio trás à tona uma verdade geográfica e climática incontestável. O Grande rio Amazonas tem afluentes vindos dos dois hemisférios, portanto sofrendo influencias climáticas diferentes o que faz desse rio, possivelmente o único a sofres um período de duas cheias por ano. Assim o Amazonas e sua bacia (a maior do Mundo) têm um privilegio especial. Correndo paralelamente a linha do Equador, um pouco ao sul, ele tem, como já dissemos, afluentes no hemisfério Sul e no Norte, isso significa que quando os primeiros estão no verão os outros estão no inverno, fenômeno que determina o período de chuvas. Assim em conseqüência temos o período das cheias de Fevereiro a Junho devido aos afluentes do norte e a cheia de Outubro a Janeiro devido aos afluentes do Sul.


Não é espetacular?


Além disso, os seus quase sete mil quilômetros de extensão estão numa região onde ocorre um fenômeno climático chamado  “Confluência Intertropical”. Nessa região ocorre uma formação de nuvens Cúmulos Nimbus (CBs) que chegam a atingir trinta quilômetros de altura, formação muito conhecida dos pilotos de avião. Isso significa que sob o Grande Rio, em suspensão, existem na forma de vapor ou granizo milhões de toneladas de água doce.


Fatos como esse é que justificam que todo ser humano dotado de espírito cientifico ou aventureiro deseje um dia navegar por essa imensidão de água, floresta e mistério, um rio que chega a ter em alguns trechos quase 100 quilômetros de largura e 100 metros de profundidade. O rio das grandes serpentes, dos peixes carnívoros e dos elétricos, dos botos da cor rosa, dos mamíferos de meia tonelada chamados de Peixes Boi, da flora exuberante e virginal, dos remédios desconhecidos e do subsolo riquíssimo. O rio Mistério.


O Amazonas é um rio que bebe nos dois hemisférios.


wallacereq@gmail.com.

Beja as fotos abaixo.







Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.