Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Fé e Ciência


Uma palestra interessante.

Ontem presenciei uma palestra proferida no anfiteatro da Universidade Federal do Paraná bastante incomum. Tratava-se do tema Ciência e Fé. O professor Neiva Lima, Físico, Astrônomo, Engenheiro Civil não é exactamente um show, todavia alçou voos altos como quem procurava traçar um esboço de um projeto para ser terminado pelos seus ouvintes.
Cada qual compreende o assunto segundo seus conhecimentos. Sendo assim vou dar a minha versão, o meu entendimento do assunto.
Começamos pela ficção cientifica. O palestrante procurou demonstrar o quanto há de ficção na interpretação do fato cientifico. Em seguida procurou demonstrar o quanto de Fé temos que empenhar para crermos na ciência como solução dos problemas humanos, e depois, sem delongas procurou nos mostrar o verdadeiro tamanho do conhecimento cientifico. Assustador o fato de como é pequeno o tamanho do conhecimento cientifico da humanidade diante do desconhecimento cientifico.
Ele não disse, mas eu interpretei, segundo um artigo de minha autoria titulado > A Ciência como Religião <, que o positivismo procurou sem mascaras substituir a Fé religiosa pela fé na ciência. Donde, e essa é uma opinião minha, se utilizou a Ciência para se atacar a Fé. Aqui ideologicamente se produziu um grande engodo ou fantasia sobre o alcance da ciência, reforçando um paradigma: O homem criou Deus e a Ciência, opondo-se à velha verdade: Deus criou o Homem e a Razão.
Num dado momento, o palestrante que é católico perguntou: Afinal vocês crêem nos Evangelhos ou na Ciência? Houve um profundo silêncio.
Como não houve resposta, o palestrante contou o seguinte caso: Certa vez em um congresso entre astrônomos, um conceituado pesquisador, explanou seus estudos sobre a Estrela de Belém. Ao terminar, alguém da plateia bastante conceituado, teria dito: desculpe-me colega, mas todas essas suas conclusões são vazias, pois a Estrela de Belém é uma invenção.
Neste ponto eu me desliguei por completo do assunto e fiquei meditando nessas três proposições: Evangelhos Ciência e Invenção. Curiosamente conclui que o astrônomo que pediu o aparte tinha toda a razão; a Estrela de Belém era uma invenção, e pensei,   se alguém não crê no Evangelho nem na Ciência, a pergunta é: INVENÇÃO DE QUEM?  Aqui é que entra o curioso, o homem, a razão, o Evangelho e a Ciência são invenções de Deus, o que nos remete de novo ao começo, ao GÉNESIS. E dele caminharemos em direção as três virtudes teologais, a Fé a Esperança e a Caridade (AMOR)].
Não sei se vocês me entendem, mas apenas o Amor interessa aos homens, pois a Fé e a Esperança acabarão, mas o amor ficará, pois Deus é Amor.
Perdoe-me o Dr Paulo Neiva Lima, mas de sua palestra, o que me marcou foi isso.
E eu achei muito interessante, pois a ciência sem amor é corpo sem alma. É matéria sem espírito, é Deus sem face.

wallacereq@gmail.com







Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.