Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







domingo, 2 de junho de 2013

Sabedoria Socrática.



Sabedoria Socrática.
Vivemos um tempo onde impera a ideologia do individualismo. O individualismo gera a presunção da auto-suficiência. Dizemos presunção, pois é uma ilusão. Não é difícil perceber que não nascemos sozinhos, não aprendemos sozinhos, não nos alimentamos sozinhos. Precisamos dos outros. Então o individualismo é a presunção de que o individuo é auto-suficiente e capaz de solucionar todos os seus problemas. Nada precisa apreender, nada necessita que tenha fonte fora de si mesmo. Cada um por si, como se diz por ai. Uma luta entre indivíduos, uma luta entre o vencedor e os vencidos.
Pois á ai que surge Sócrates com suas idéias. Há quem não acredite em sua existência histórica. Ele não deixou obra escrita e apenas foi citado por Platão. Passa para a Historia da Filosofia com a máxima: Só sei que nada sei.
Traduzindo aos termos de hoje. O individualismo faz do homem algo como um copo cheio, onde mais nada cabe. Nada de novo a apreender. Nenhum conteúdo novo. Se colocarmos mais água em um copo cheio, ele derrama, ele borbulha, ele expulsa o novo conteúdo, ficando apenas com o mínimo. O que Sócrates nos diz é que ele é um copo vazio: “Só sei que nada sei”, um copo cheio de nada capaz de receber coisas novas. Nisto esta a chave da sabedoria. Na humildade de não saber, no desejo de apreender e esquecer, na pertença ao universo sábio, onde paira a sabedoria divina. Esvaziar-se de si, parece ser o mesmo que dar espaço à Sabedoria de Deus.
Sócrates então nos propõem à maiêutica, palavra grega que quer dizer parto do espírito. Uma   técnica de perguntas para esvaziar "o copo" de seus velhos arrazoados, de seus conteúdos presunçosos, do individualismo de raiz, pois a maiêutica precisa do outro, como o filho precisa da mãe, e a mãe do pai.


Ecalau Templanos em substituição ao Wallace Req Req.







Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Um comentário:

  1. ...Vacíate de ti mismo y entonces Yo te llenaré. Te daré Mi Mirada para que veas con ella.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.