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quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Algo para ser pensado.


Solução quase definitiva para Prefeitos de cidades pequenas.
Quem mora nas grandes cidades já deve ter notado o desperdício de dinheiro publico com a operação abre-fecha calçadas. Mal terminam de recalçar uma calçada e vem outra empreiteira e abre tudo de novo. Muda a tecnologia e fazem extensos buracos na calçada. Muda o operador de telefonia, e abrem as calçadas. Vai se instalar cabos óticos, novamente abrem as calçadas. Mudou o fornecedor de gás encanado, abrem-se as calçadas. Nova instalação de água  e novamente abrem as calçadas... Uma loucura sem fim.
A solução que trago aqui, foi vista pelo meu amigo já falecido Vasson, que morou uns anos no Japão. Eu adaptei a solução japonesa, que tinha outra finalidade e modifiquei alguma coisa para que cumpra experimentalmente a nova função.
Antes de explicar quero dizer que quanto mais cedo se resolve um problema, menos problemas terão no futuro, Assim acredito que se começar a implantar algo parecido nas pequenas cidades elas crescerão com uma economia enorme de dinheiro, o que no meu entender resultará em caixa para outras necessidades.
Imaginem uma calha, destas que temos nos beirais das casas. Imagine-as com um metro por um metro, feitas em placas de concreto modulares. Agora imaginem que os senhores abrem uma valeta no meio das calçadas e as enterram. Ora as calhas são em forma de U, e, portanto ficariam abertas. São, portanto valetas, com as laterais de concreto, fundo de terra, e abertas na parte de cima. Agora os senhores pegam lajotas de concreto de um metro por um metro, e tampam as valetas. Construímos um túnel, um tubo quadrado, que pode ser aberto a qualquer momento metro a metro. Dentro desse tubo passarão os canos de água, os cabos elétricos, os cabos telefônicos, os dutos de gás, as fibras óticas e tudo mais que seja preciso.
As Placas pré moldadas em cimento que formam as laterais, são fundidas com quadrados vazados. Estes furos quadrados são protegidos por uma tela de nylon que evitara o assoreamento do túnel que construímos. Quando uma empreiteira qualquer, precisa fazer uma ligação predial qualquer, ela rompe a tela de nylon, e com uma ferramenta especial faz um buraco horizontal ate o prédio em questão. Sem quebrar a calçada. Isso é uma economia brutal. Feito o serviço as lajotas são colocadas no lugar, e a calçada estará impecável.
Não há duvida que as águas pluviais, vez ou outra encherão as canaletas ou calhas, todavia, de tantos em tantos metros haverá canos ladrões ligados à rede de coleta de águas pluviais, permitindo a rápida drenagem dos sistemas.
O processo, a viabilidade econômica, a economia através dos anos, é algo para ser mais bem estudado.  Mas a idéia é ótima e pode ser experimentada por gente competente do setor. Na minha visão funciona bem.
wallacereq@gmail.com

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