Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







sábado, 26 de novembro de 2011

O corpo do Bebè

O Corpo do bebê. (artigo de Wallace Requião de Mello e Silva, publicado pela Gazeta do Povo em 1986)

“Mãe! Chame-a bem alto, bem alto. Ela tua mãe, Santa Maria, te escutará”.

Tenho testemunhado, e com freqüência, algumas mulheres agindo e argumentando como se o corpo do bebê em seus ventres fosse uma parte de seus corpos, algo como um membro. Mas não é assim.

Mesmo que assim fosse, muito estranho seria se uma mulher viesse procurar um médico para que ele lhe amputasse um braço, uma orelha ou outro membro qualquer. O corpo do bebê no ventre materno não é sequer uma doença que precisa ser extirpada. Se tal mulher insistisse, exigindo de um médico criterioso que lhe amputasse um braço, muito provavelmente o médico lhe aconselharia cuidados psiquiátricos, ainda mais se a cliente argumentasse ser o tal braço um braço indesejado...; não o quero.

Deste modo, e para evitar absurdos como esses, é que qualquer pessoa que ponha em risco deliberado à própria vida, a sua integridade ou a vida e integridade de outra pessoa, merece por justiça sofrer a tal medida de segurança que tão bem conhecem os advogados, os juízes, assim como conhecemos nós os profissionais de saúde mental. Os presídios e os hospícios estão cheios de indivíduos de ambos os sexos que não são capazes de preservar suas integridades ou as integridades de outras pessoas.

No entanto, o corpo do bebê não é um pedaço do corpo da mãe. É um individuo único, em desenvolvimento, formado pela genética de duas pessoas distintas- o pai e a mãe. É vivo e tem alma.

 Deste modo, aceitando a humanidade incontestável do embrião e com o único intuito de garantir os direitos dessas crianças, homens e mulheres que estão para nascer (sujeitos de Direitos), é que o Código Civil Brasileiro, no artigo 4º diz: “A personalidade do homem (ser humano) começa no nascimento com vida, mas a lei põe a salvo desde a concepção os direitos dos nascituros”. Direitos humanos, direito da mulher..., e do homem que ainda virá ao mundo. Direito à vida.

O medico endocrinologista João Mohana, em seu lúcido livro sobre a vida sexual, escreve: “O sangue da mãe não entra no feto. Tudo o que o feto tem, o feto constrói dentro de si mesmo. É aquela célula inicial (que não faz parte do corpo da mãe), fruto da fusão do núcleo do espermatozóide com o núcleo do óvulo, é desta célula que surgirão todas as outras células de todos os tecidos de seu filho, inclusive as do sangue que é um tecido líquido. O sangue, portanto não se origina dele, se origina nele, pois quem produz o sangue do feto é o baço do feto, o fígado do feto e a medula óssea do feto. Depois de estar presente em quantidades mínimas no feto, o sangue continua a aumentar indo buscar material na “doca” placentária. Permanentemente o sangue do feto, não o da mãe, esta transportando carga nutritiva pelo cordão umbilical. Das raízes da placenta ele (o sangue) não passa, com o sangue da mãe não se mistura, e, no entanto no sangue materno (por osmose entre o útero e a placenta) que tudo recebe, que tudo ganha, que tudo açambarca”.

“Esse é um dos mais belos dentre todos os espetáculos biológicos. O útero, por ser órgão de mãe, tem a mesma conduta do coração materno. Não resiste, não cria dificuldade, não expulsa. Ajuda colabora, favorece”

A propósito, é bom lembrar que o cordão umbilical (por onde corre o sangue do feto) não esta ligado à mãe, esta ligado à placenta e a placenta, vulgarmente conhecida como- a companheira- sairá normalmente do ventre materno minutos após o parto. Acompanha assim o bebê. O Bebê é livre, embora dependente dos pais. É ser humano entre humanos. Cidadão da comunidade humana.  Imagem e semelhança de DEUS. (Gênesis).

Grita pequenino, grita por tua mãe, ela te ouvirá. Grita por vida.

  Wallace Requião de Mello e Silva

        Grupo 23 de Outubro.



Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.