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segunda-feira, 8 de março de 2010

A simplicidade é tudo.

A simplicidade é tudo.
Isso não é uma proposta substituíndo o que existe e esta sendo elaborado pelo PMDB.
Todavia:
Um rápido estudo da documentação do PMDB naquilo que foi o acúmulo de suas proposições eleitorais dos últimos anos, partindo dos municípios, passando pelos estados, pelas regiões administrativas, pelo legislativos e dirigindo-se ao Congresso, é sem sombra de dúvida a matéria prima mais concreta e real para a elaboração de uma estratégia que valorize as estruturas partidárias e suas sensibilidades sociais, ao mesmo tempo que leve respostas positivas aos problemas dos cidadãos comuns. Os grandes núcleos de capital, independentes do nome que se dê a eles, por tradição têm seus mecanismo de fazer valer seus interesses. Ao Povo falta a expressão e mecanismos de cobrança mais eficientes. Assim, sem pretensão maior, descrevemos o que entendemos por Plano de Governo Popular, democrático e representativo.

Como todos sabem, o PMDB está organizado e presente em todos os municípios brasileiros. Em cada município, houve algum tipo de proposta ou avaliação da realidade local para dar suporte ao discurso de candidatos à vereança ou prefeituras. O mesmo ocorreu em todos os estados brasileiros onde o PMDB disputou eleições estaduais. Ora, criteriosamente, se documentarmos sinteticamente essas realidades, não ultrapassará documentos em numero maior do que nossos vereadores, nosso candidatos a prefeito e prefeitos eleitos, nossos deputados eleitos ou não, nosso senadores, eleitos ou não, nosso governadores eleitos ou não. A soma desses documentos é um diagnostico veraz da situação político administrativa de todo o Brasil via suas unidades menores em direção às suas unidades federadas.
Uma secretaria analisa e compara.
Óbvio que um presidente herda programas, em um contesto internacional macro econômico, uma dívida interna, um leque de obras em andamento. Mas como um país se governa para um povo, ou assim deveria ser, a primeira providência, já nos ensinavam os romanos, é o censo; quanto somos que habilitações temos que nível de vida exercemos quais os problemas vividos pelo povo. De posse dessa radiografia, no nosso caso partidária, partimos então para a análise da herança administrativa macro econômica. Então o compromisso do presidente candidato pelo PMDB, no nosso entender, é formatar essas reivindicações ordenadas desde os municípios, compará-las aos programas ministeriais em andamento, aquilatar, o possível incremento e solução de cada causa localizada, acumular as que estão fora dos orçamentos previstos, orçá-las em conjunto, estabelecer o plano de metas para sua execução, mandar ao Congresso a proposta de inclusão no Orçamento do ano próximo imediato, e em todo o decorrer do mandato ir aperfeiçoando a metodologia. Esse sistema partidário de descentralização dos problemas e soluções é algo revolucionário em termos de Brasil, onde “intelectuais” exercitam as suas teses, e escrevem seus programas de governo totalmente desvinculados de obras, leis, e recursos que resolvem imediatamente pequenos problemas localizados que melhoram objetivamente a vida de todos os brasileiros. O povo sempre aguarda os beneficios teoricos que intelectuais prometem. Esta pauta invertida partindo do que somos, nossas habilitações, nossa produção real, nossa produção possível, nossas metas regionais, é que determinará as relações internacionais do país, e não o contrário.
Meditem um pouquinho sobre o que digo aqui, e vejam que temos sim, concreta e objetivamente um plano de governo popular, paralelo. Um plano que nasce das aspirações dos municípios, passa pelos governos estaduais, coordenam-se com os ministérios, e desemboca na relação democrática do Presidente com o Congresso Nacional. Não há magia nisso.



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