Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Escolas Agricolas.

Escolas Agrícolas Comunitárias.
Eu estava lendo velhos documentos do INCRA, quando encontrei um plano de metas de longo prazo. Esses documentos são frutos do período em que ocupei cargo no Congresso Nacional, no gabinete do Deputado Federal Mauricio Requião. O que me chamou a atenção naquele documento, é o testemunho que ele dá, sendo um documento de 1996, de que, nestes anos, o Governo do Paraná bem implementou quase todas as suas políticas e planos de metas REM acordo com o proposto pelo INCRA. Todavia havia passado despercebido, o fato de que o INCRA propunha um programa de Escolas Comunitárias, oriunda de Associações regionais de pequenos produtores. Li o documento, e propomos algo um pouco diferente. É verdade que o Governo do Paraná recuperou e equipou os Colégios Agrícolas elevando o nível técnico de um considerável contingente de filhos de agricultores Mas essa é apenas uma das estratégias. Agora, as escolas comunitárias que propomos aqui, têm uma estrutura diferenciada. Ela um estrutura baseada em uma agremiação de pequenos produtores regionais, que, unidos em comunidade, apresentam, produtores voluntários, experientes e talentosos que queiram ensinar suas técnicas, ou técnicas utilizadas com sucesso em suas propriedades. Isso seria suportado, articulado, e formatado didaticamente, por um único diretor de programa, ligado a Secretaria de Estado da Educação, que daria o conteúdo técnico formal dos “conteúdos práticos” e seus respectivos créditos. Não se trata como é obvio de uma escola formal nos moldes dos currículos escolares normais. Embora, seja necessária me parece lógico certo conteúdo didático e estabelecimento de objetivos formais e educacionais a serem atingidos, como por exemplo, avaliação do aproveitamento, de modo a titular a habilitação dos alunos comunitários.
Em outras palavras: um grupo de produtores se associe, em um dado período da semana, para ensinar em assembléia (sala e campo) aos seus filhos, meeiros, funcionários, parceiros, o que melhor desenvolveram e conheceram em suas vidas e experiência na prática agrícola. Essa atividade educacional dá credito formal aos alunos, de modo que essas cargas horárias sejam posteriormente aproveitadas em outras atividades educacionais. O objetivo principal é nivelar e aprimorar o nível técnico de pequenos produtores, que, em ação comunitária, sob supervisão dos órgãos oficiais técnicos, melhoram o nível técnico de suas comunidades produtoras valorizando o seu papel comunitário e orgânico.
Essas escolas têm um papel secundário, criar o respeito mutuo entre gerações de produtores, fomentarem a comunicação entre as gerações, estabelecer o diálogo inter-falmiliar em comunidades produtoras, incrementar o cooperativismo, fomentar a solidariedade, integrar a pequena produção as cadeias do agro-industrialização e comércio . Dar visão de conjunto aos temas de valorização do papel do produtor agrícola, fixando tecnicamente no campo com opções tecnológicas e educacionais, elevando-os socialmente, tecnicamente, produtivamente, ate que atinjam o nível universitário, como agentes públicos de nível superior, de produção de saúde, preservação do meio ambiente, gestão das águas, aproveitamento racional do solo, agro ecologia e fomento da produção orgânica, preservação de percentual sustentável de matas e fauna, até perceber e defender a sua importância (integral) no elo produtivo da vida.
Wallace Requião de Mello e Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.