Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







terça-feira, 13 de outubro de 2015

Escravidão negra no Brasil.(1)


Este complexo assunto tem sido usado ideologicamente contra os Portugueses Católicos, embora não sejam eles os culpados ou inventores da escravidão.

Na Europa da antiguidade, povos brancos escravizavam outros povos brancos e lhes raptavam as mulheres, como no caso do rapto das Sabinas; os hebreus em suas escrituras se confessam escravos do Egito e muito antes Abraão teve um filho com sua escrava Agar; nas Américas do Norte, Central e do Sul, entre Astecas, Maias e Incas, muito antes da chegada de europeus encontramos diversos tipos de escravidão e sacrifícios humanos. A Revista Etnográfica Francesa nos conta que na África era comum a pratica de escravidão entre tribos. Quem leu a vida de Santo Agostinho sabe que ele tinha uma escrava beduína que lhe deu o filho Adeodato.
Alguns historiadores  se especializaram no estudo das escravidões, e dizem que a captura de escravos negros para vende-los ou trocá-los nos navios europeus era feita por negros caçadores de negros. Tudo isso é muito interessante, mas somos cegos para as escravidão dos ricos sobre os pobres. E dos fortes sobre os fracos em nosso dias. Nunca se fala da escravocracia dos ingleses, na América, na África, China e Índia. Não se fala da escravocracia dos demais países europeus protestantes, menos ainda se fala nas escravocracias orientais sob o regime de castas ou espolio de guerras. Ataca-se apenas o envolvimento católico com a escravidão.

No Brasil, pode-se afirmar que também os seus povos autóctones escravizavam uns aos outros,( ver História Geral do Brasil de Varnhagen, Visconde de Porto Seguro)  porém a acusação por motivação ideológica, recai apenas sobre as missões jesuíticas, e navios negreiros supostamente portugueses, mas nem sempre, quando na verdade, no caso dos jesuítas, eles foram atacados pelo “paulistas”, para enfraquecer a contra reforma da América e usaram a “busca de escravos índios” como desculpa. O maçom Marques de Pombal daria o golpe final na contra reforma expulsando os jesuítas das Américas, assim acobertava-se pelo interesse econômico uma luta de fundo religioso.  

Na verdade com o crescimento da produção de açúcar no país iniciamos o estudo da escravidão negra no Brasil e nos demais países da América do Sul. Aqueles que estavam no comando dos negócios do açúcar são os verdadeiros responsáveis pela escravidão negra no Brasil.


G23 de Mello e Silva.







Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Um comentário:

  1. Estimados, gosto de passear por este blog e vi grande coerência em seu texto a respeito da escravidão.
    Acrescentaria, além do já escrito, a escravidão em que o sujeito se insere, pela propaganda, pela obsolescência planejada. Escravidão esta que o conhecimento pode libertar o indivíduo! Recomendo este link a respeito do tema, sociedade de consumo: https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw

    ResponderExcluir

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.