Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







sábado, 19 de dezembro de 2009

O Leital de Requião em Portugal.




O Leital de Requião, uma curiosidade histórica.
Tudo o que escreverei aqui pode ser encontrado na Internet. Todavia eu uso como base um velho documento enviado pelo já falecido Elvídio Ferrari extraído da Enciclopédia Luso Brasileira.
O sobrenome Requião tem origem em Portugal. Sob os olhares de hoje, ele está vinculado a Freguesia de Requião, na Vila de Famalicão, em Portugal. Freguesia em Portugal corresponde a bairro, distrito, patrimônio para nós brasileiros.
Mas a história nos leva a fatos muito mais antigos.
Muitos povos habitaram a região geográfica de Portugal (o condado cristão de Porto Calle ou Gale, ou Walle de galês, = Portugal = Porto Gale). Um deles, de origem germânica, foi o suevo. Eram povos bárbaros, como os chamavam os Imperadores Romanos, eles eram oriundos da Germânia, hoje Alemanha. O primeiro rei suevo a se converter ao cristianismo foi Rékila, por volta do sexto século, também chamado em velhos documentos de Réquila. Assim, seus súditos, ou seja, moradores de seu domínio cristão passaram a ser chamados de Requilanês, ou Requilanes, ou ainda Requilã. Isso indicava a origem do povo e seu reino. As Vilas e cidades da idade média eram Fortificadas. A palavra de origem germânica Burgo ( Burg- cidade fortificada) daria origem ao termo Burgão ou burgões ( cidadão do Burgo) e Burgueses ( Burg +users= ou burg-zens ; filhos ou usuários das cidades, embora haja quem discorde) camponeses, comerciantes, soldados, que habitavam as imediações das cidades e nela se abrigavam em caso de guerra.
Esse termo gerará o sobrenome Requião ( de Requilanês e Burgão), ou seja, os burgãos mais antigos habitantes do Burgo, os proprietários, se assim podemos chamar, da cidade era chamado Requião, e os burgueses, ou seja, os não proprietários eram chamados de: "de Requião", pertencentes ao entorno de Requião. Isso é a tão falada toponímia, ou seja, sobrenome de origem do lugar. Exemplo: de Curitiba, curitibano, de São Paulo, paulista. Ora, algumas pessoas, assinavam e se identificavam pela pertença a um reino, condado ou marca, dizendo-se sou de tal lugar. Sou brasileiro.
O Leital- essa palavra, desconhecida dos brasileiros, mas muito comum em Portugal, vem de leite, e diz respeito a uma lapa, ou seja, laje de pedra, ou ainda melhor rocha, que no caso, designa uma rocha gêmea com a forma de um par de seios femininos, com suas rosáceas e mamilos existentes na Freguesia de Requião em Portugal. Em tempos pré-cristãos, tempos muito antigos, ligados ao culto da fertilidade e da terra, os povos bárbaros que ali viviam tinham por habito levar as mulheres ate o Leital, para obterem, ou pedirem fertilidade e leite, para bem cumprir a maternidade. Essa antiguíssima prática chegou até os nossos dias. Ainda hoje as mulheres portuguesas, dizem alguns, sobem ao Leital de Requião, para pedir algo semelhante.
Com a conversão dos Suevos ao cristianismo, em Requião, que não era apenas um bairro como comprovam os monumentos que ali sobreviveram como a Igreja de Requião (que os cristãos chamaram de igreja de Réquiem, do latim, (velar os mortos) o Convento de Requião do século X, a capela de São Cristovão de Requião (século XI) e a igreja de Santa Luzia do Leital de Requião (do século X) os cristão passaram a cultuar o Leital com a capela de Santa Luzia do Leital. A primeira capela com origem muito mais antiga foi incendiada em 1241, e reconstruída em diversos estilos. Das duas últimas citadas consegui fotos na Internet, e disponibilizo como uma curiosidade dessa "família" de portugueses que tem origem novecentos anos antes do descobrimento do Brasil.
Se você duvida, pesquise.
wallacereq@gmail.com.






Conheça os blogs do grupo G23 de Outubro
grupog23deoutubro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.