Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







domingo, 25 de novembro de 2012

Coca Cola- Uma história certamente inveridica.

Uma história certamente inveridica.


Eu encontrei uma pequena broxura titulada “The Coca Cola Trust (”* trust aqui no sentido de confiar) assinada por Eron Coen Zion Monthezuma. ( certamente um nome inventado).

E qual o motivo de eu  publica-lo uma vez que nosso blog tem uma preocupação pela defesa da verdade? É que o texto tem uma certa logica, e eu acredito que onde há fumaça ha fogo, e é possivel que haja ai um fundo de verdade, além do que o adágio popular diz: Falem bem, falem mal, falem de mim, portanto acredito que a Coca Cola não vá se importar com mais essa publicação .

O autor cita dois livros:” A Historia da Quimica” e “Magia em Garrafas”. Essa citação no seu curto texto veio para provar que desede o inicio da colonização espanhola na Bolivia, Peru e Colombia, e mesmo Venezuela imediatamente os espanhois e outros aventureiros de outras nacionalidades aprenderam a mascar a Coca com os naturais, e como concequência procuraram “quimicamente” tornar-lhe o sabaor mais agradável;
Uma das misturas que chegou a Europa em forma de beberagem foi o Licor de Maritan, uma emulsão da Coca com vinho, que por ter realizados em um velho Papa verdadeiro milagre, recebeu as suas bençãos e se tornou popular na Europa como um tonico que fortalecia e tirava a dor. Como vemos, então a coca começou a ser levada para a Europa antes dos anos 1600. E muito produtos a utilizaram. Ela também era usada na America Central, Mexico, Texas e California em tempos coloniais. Como tambem o Mescal ( produto origem da mescalina)

Eron Coen ( nome inventado)quer dizer com isso que o farmaceutico John Pemberton tinha sim todas as condições de ter conhecido beberagens a base de folhas de Coca ( pois já existiam produtos europeus com essa quimica como o Licor de Maritan) e seus efeitos, portanto ao criar a beberagem que daria origem a tão consumida Coca Cola John conhecia sim os efeitos da Coca. Seu primeiro produto chamou-se “Pemberton's French Wine Coca”, e era um vinho de Coca francês largamente utilizado durante a Guerra Civil americana que aliviava o cansaço, a dor e tirava o sono dos combatentes, sua formula tinha a Noz de Cola e o extrato da folha de Coca e vinho ( álcool).

Essa primeira beberagem, não eras apenas um remédio contra náuseas como se dizia nos textos históricos da Coca Cola, mas foi apresentada como uma bebida intelectual estimulante do raciocínio e para o uso das elites. A Noz de Cola é um produto natural da África e a Coca um produto natural da America do Sul.
A contabilidade inicial e mesmo ate 1945 mostram grandes importações pela Coca Cola de produtos sul-americanos, incluindo o açúcar, pois a Coca Cola Truste foi o maior consumidor de açúcar do mundo, e é óbvio de Coca e de Cola. Todavia os marqueteiros da Coca Cola procuraram justificar essas importações alegando que os escravos africanos trouxeram a Noz de Cola para o Norte da América do Sul e que ali ela se desenvolveu, sendo mascada pelos negros sul-americanos, e portanto, tais importações diziam apenas respeito ao comércio de açúcar e Noz de Cola. Nuca da Coca. Bem curioso, pois o extrato de Cola era emulsificante e seu efeito estimulante é semelhante ao do café.
Muito diferente dos efeitos da Coca. Abririam mão dos efeitos da Coca... que já era tão conhecida e usada, eu me pergunto? E mais não era criminalizada. Na verdade a Coca era bem conhecida de marinheiros de muitas nacionalidades pois, o uso da cocaína  um dos alcaloides da folha de Coca mascada, como medicamento antiemético, isto é, contra enjoo, náuseas e vômito foi largamente usado, além do que era alivio para as dores de dentes o mal dos marinheiros nos tempos coloniais.

Dizem os historiadores da Coca Cola que o puritanismo religioso de Atlanta levantou barreiras a bebida por conter álcool, e que isso forçou ao farmacêutico John Pemberton aprocurar nova formula. É bem possivel que isso tenha acontecido, mas tambem é possivel que essa nova formula esteja ligada apenas aos interesse economicos de sua fabricação e faixa de consumo, pois John tinha agora um novo socio Frank Robinson, e a velha casa do produto Jacob´s Pharmacy, precisava de novos apoios para sua industrailização. Havia então os “Ponto de Venda”, oinde se vendia sorvetes e água carbonda com diversos sabores, donde, é possivel, tenha surgido a ideia de vender a fórmula com àgua carbonada e gelado. Assim John passou semanas misturando um xarope que se misturasse homeogeneamente com água carbonada e mandava para a Jacob´s Pharmacy ( a quem pertencia?) para testar sabores. A Coca Cola então era vendida como um xarope que deveria ser misturada a àgua corbonada gelada na hora de consumir.
 Os socios procuram então a “Biedenharn Candy Company, ( a quem pertencia? A Joseph A. Biedenharn, e quem era ele? Como foi tirado da empresas?) que a engarrafa. O sucesso foi tão grande que pode-se levantar suspeitas sobre a morte repentina de John, dois anos depois de ter “inventado” a bebida. Não sem antes ter vendido ao Sócio por 1750 dólares a formula; Frank Robinson procura então outro farmacêutico e vende a formula por pouco mais de dois mil dólares ( aqui deve haver uma grande mentira pois a bebida já era sucesso de venda), e Asa Griggs Candler a compra ( quem era ele?). Esse competente farmacêutico e comerciante que aparentemente era agora sócio de Frank Robinson embora dono da fórmula, descobre que era mais fácil importar a Coca em cristais como o açúcar, assim como o extrato de Noz de Cola, ao invés da Noz, e ao invés de industrializá-los nos EUA, pois a mão de obra nos países originários desses produtos era baratíssima, e o transporte agora, nessa nova forma, exigia menores volumes o que trazia muita economia e melhor aproveitamento da mercadoria importada..
 Ora se isso é verdade pode-se perceber claramente que a planta natural das terras andinas, dada ao volume das importações  pela Coca Cola começou a ser cultivadas economicamente, como metodologia, e é obvio, tanto os empresários bolivianos como os colombianos ou Peruanos haverão de saber para quem vendiam o produto, sempre lembrando que a Coca, ate aqui não era criminalizada.
 Eu me pergunto, quando e em que cisrcunstâncias a Coca tornou-se droga ilicita?
Assim a Coca Cola Company fomentou o plantio e a industrialização da Coca e da Cocaína na America do Sul se esses fatos forem verdadeiros. Ora, se verdadeiros podemos supor que,  se durante a Primeira Guerra Mundial a Coca Cola já era o maior consumidor de açúcar do Mundo, haveremos de concluir que também era o maior consumidor de produtos da folha de Coca do Mundo, e estamos falando de 1916-18. Vejam que o crescimento da Coca tem um aparente elo com as historias das guerras, começa com a Guerra Civil Americana, atinge seu auge na Primeira Guerra Mundial e sua internacionalização durante a Segunda Guerra Mundial. Aliás a papoula e seus derivados o ópio e a morfina também têm esse vinculo, na guerra da Inglaterra com a China e a última com Afeganistão.

Alguém já disse: Por detrás de uma grande fortuna existe acobertado um grande crime. ( ao menos um crime econômico) Por isso, em busca da verdade, seria preciso estudar pormenorizadamente a vida dos envolvidos com esse truste.

Pemberton e Robinson, “Jacob’s Pharmacy”, Joseph A. Biedenharn, Asa Griggs Candler, Tennessee Benjamim Franklin Thomas e Joseph Whitehead, Ernest Woodruff e WC Bradley, e outros.

Veja abaixo o texto oficial que o autor denuncia como encomendado:

“COCA

Coca (do quíchua kuka) é uma planta da família Erythroxylaceae, seu nome científico é Erythroxylum coca. Nativa da Bolívia e do Peru, tem porte arbustivo/arbóreo e pode ficar frondosa, suas flores são amarelo-alvacentas, pequenas e aromáticas, solitárias ou reunidas em cimeiras, os frutos drupáceos oblongos, vermelhos, e cujas folhas possuem 14 alcalóides, e dentre eles a cocaína.

Alguns refrigerantes, como Coca-Cola, utilizam extrato de espécies do mesmo gênero Erytroxylum, com menores teores de cocaína, e outros imitavam sua composição. Porém, tais refrigerantes passaram a ser produzidos de "noz-de-cola"( que é o emulsificante) e não possuem cocaína em sua formulação. Daí o nome mais famoso: Coca-Cola.”

Coen ( cujo nome parece inventado) diz que esse texto acima encontrado em muitas das Histórias Oficiais sobre a Cova Cola Company foi uma justificativa contratada aos seus publicitarios depois do uso da bebida no front da segunda Guerra quando foi utilizada em doses maiores de cocaina, na primeira noticia e experiência da dopping de soldados autorizada pelo general Dwight D. Eisenhower.
 Mais animo, menos dor, menos fome, etc.
Vejam que interessante essa versão oficial:

“Quando os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial, a Coca-Cola desenvolveu "fábricas" móveis que foram enviadas para as frentes de batalha junto com técnicos da empresa, que garantiam a produção e a distribuição da bebida para os soldados, fato este aprovado pelo então general Dwight D. Eisenhower das Forças Armadas dos Estados Unidos. A empresa conseguiu na época uma autorização excepcional de Washington. Apesar dos custos de produção na frente de batalha ser elevados, a companhia decidiu arcar com os mesmos, numa tática de marketing, vendendo o refrigerante pelo mesmo preço praticado nos Estados Unidos. Durante o período de guerra, 64 instalações de engarrafamento foram criadas para abastecer as tropas que estavam fora dos Estados Unidos. Este fato ajudou a abrir caminho para a internacionalização da Coca-Cola, que, durante e após a guerra acabou sendo licenciada nos diversos países em que acompanhou o exército americano, incluindo o Brasil. Tendo em vista a sua associação com os produtos americanos, o refrigerante acabou exercendo o papel de um símbolo patriótico. (ligado as Guerras) A popularidade da bebida aumentou bastante no pós-guerra, quando os soldados de outras nações voltaram fazendo propaganda do refrigerante.”



A história da Coca-Cola no Brasil ( versão oficial encontrada na Wikipédia)

No final da década de 1930, a Coca-Cola já era bem conhecida nos Estados Unidos, mas foi somente com a Segunda Guerra Mundial que passou realmente a explorar outros mercados.

Com a visita do presidente americano Roosevelt ao Brasil na década de 1940. No início da década de 1940, o Brasil entrou no cenário da Segunda Guerra Mundial.

O governo brasileiro autorizou secretamente os norte-americanos a utilizarem bases aéreas e navais situadas no país, para garantir a defesa do continente americano ( como se o Brasil algim dia fosse atacado). . Desta forma, aviões militares americanos passaram a chegar ao Brasil com maior freqüência, reforçando as bases estratégicas estabelecidas no país.

Neste contexto, a Coca-Cola chega, em, um primeiro momento, trazida pelos próprios soldados ( como parte da ração) e posteriormente, produzida em pequenas fábricas móveis que passaram a acompanhar as tropas. ( interessante) Na época, a política adotada pela empresa em relação á Segunda Guerra Mundial era o de apoiar seus combatentes ( oferecendo uma bebida que lhes diminuísse o cansaço, a dor e a fome), oferecendo seus produtos onde quer que estejam, sendo comercializada, a um preço simbólico de cinco centavos de dólar o copo. (Claro que com o subsidio do Governo Americano)

1942 – No dia 18 de abril foi inaugurada a primeira fábrica da Coca-Cola no Brasil, localizada no bairro de São Cristovão, no estado do Rio de Janeiro. Também, no mesmo ano começou a produção de embalagens de vidro com 185 ml. Até então, a comercialização da Coca-Cola no país, era exclusiva aos soldados americanos. A partir desta data entrou a comercialização para o consumidor brasileiro ( eu me pergunto: a Coca Cola para soldados era diferente?)

Então veja mais esse texto citado pelo autor

“No início, Coca-Cola era "remédio", e continha traços da droga ( cocaina) e seu uso era indicado sempre após as refeições. O farmacêutico John Pemberton, inventor de Coca-Cola, logo ”mudou” o extrato do "remédio", visto o sucesso nas vendas, que se mantém até hoje.

A confusão sobre o conteúdo do refrigerante Coca-Cola, e até mesmo sobre sua formulação, deve-se ao fato de ter sido este o refrigerante precursor do uso da cocaína como medicamento antiemético, isto é, contra enjoo, náuseas e vômito. No início, Coca-Cola era "remédio", continha traços da droga e seu uso era indicado sempre após as refeições. O farmacêutico John Pemberton, " invento"r de Coca-Cola, logo mudou o extrato do "remédio", visto o sucesso nas vendas, que se mantém até hoje.”

Assim continuamos diante de um segredo industrial  e um fato social indevassável . Falem mal falem bem, falem de mim parece dizer a Coca Cola;. Ou será que tudo isso é mentira? Porque a Coca Cola importou tantos produtos da Amérca do Sul? Porque e em que fatos o Ministro de Comercio Exterior da Bolivia acusa a Coca Cola de usar a Coca Boliviana? Porque um ex Presidente da Bolivia defende esse valor econômico abaertamente na Imprensa, assunto já publicado nesse Blog  com fotos em outra materia nesse mesmo Blog, sera que o governo boliviano não sabe a quem vendia o produto?

Confesso há muito de inveridico e muito de verdade nesse curioso  texto que caiu em minhas mãos. Por isso vou quimá-lo.Passarei no entanto a dedicar algum tempo na pesquisa dos nomes e vidas dos envolvidos com os contratos da Coca Cola.. quiça sobre as suas vidas e atividades econômicas, mas não é um compromisso.

Se algum leitor quizer colaborar, esse é um assunto pessoal, e não uma pesquisa do Grupo de Estudos 23 de Outubro.Indico, no entanto, a leitura do livro "Toxicologia Humana e Geral" , onde podemos ver que o " problema da Cocaina deve ser combatida  diplomatica quimica e economicamente e não apenas  com policia"

wallacereq@gmail.com


OBS: O texto fura quando lembramos que qualquer laboratorio moderno pode, a partir do conteudo de uma garrafa de Coca Cola, isolar cada elemento da formula e quantificar as proporções. Portanto me parece que essa é mais uma forma de chamar atenção ao produto.

Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.