Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







terça-feira, 22 de junho de 2010

Uma voadeira elétrica no Amazonas

Uma voadeira elétrica.
No Brasil chamamos voadeira as pequenas lanchas rápidas. Em Manaus, no coração da Amazônia, alguém construiu um voadeira elétrica. Recebo essa notícia, que assisti em reportagem da TV Brasil, com muita alegria.
A embarcação equipada com potente motor elétrico, e placas ou painéis de transformação da luz solar em eletricidade pode ser a solução para o transporte não poluente dos rios brasileiros. O inventor alega que a grande vantagem, na Amazônia, é que tal embarcação permite maiores autonomias sem abastecimento de combustíveis. Ora, segundo ele, há pouquíssimas postos de combustível para embarcações, às vezes em intervalos de mais de dois mil quilômetros. A outra argumentação é da ausência de vazamento da embarcação para as imensas águas dos rios amazônicos. A terceira vantagem é a ausência de ruídos. Só quem já navegou na Amazônia, santuário do silêncio, sabe o que o ruído faz, agitando os jacarés e cardumes, espantando macacos e pássaros, e avisando, quando não é conveniente, a presença de embarcação em regiões cheias de piratas do rio.
Um barco silencioso e não poluente, forte o suficiente para puxar rio acima balsas transportadoras podem ser no futuro a solução para as nossas imensas hidrovias.
Não tenho imagem da embarcação.

Essa tecnologia de fotocélulas ligadas em série já foi experimentada em Zepelins, outra das grandes soluções para as pesquisas na Amazônia, como já descutimos no Blog Grupo 23 de OUTUBRO.


wallacereq@gmail.com.



Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO AQUI. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.