Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A psicanálise da obra freudiana.

A psicanálise da obra freudiana.



Hesnasrd ( Médico da Marinha Francesa)


“Assim como julgares serás julgado” Sagradas Escrituras.

Eu tenho voltado a velhos textos. Textos de um tempo em que minha mente era mais lúcida, mais criativa e muito mais incompreendida. Volto como o engenheiro que volta à matemática básica, para rever e solidificar e mesmo reaprender conceitos. Sou Psicólogo, como muitos sabem, e volto aos textos básicos de minha formação para identificar onde e por que meios me distanciei das rotas e rumos que houvera traçado para desenvolvimento pratico de minha caminhada profissional. O piloto, e o navegador aéreo, sabem a importância dos desvios, e das pressões das intempéries (meio) forçando constantemente a aeronave a corrigir rumos e proas de modo a chegar ou alcançar o seu destino. É o que tenho feito nestes últimos anos, revisto os meus conceitos.

Assim voltei ao texto de Auguste Hesnard  (texto de1927) que me inspirou esse texto por agora escrito.

O autor que cito aqui é considerado por muitos como o introdutor da psicanálise na França, embora também haja quem o considere o primeiro anti-freudiano na França. No meu humilde entender, ele como muitos desses homens “cultos” eram preparados em uma “irmandade” para executar no ambiente onde exerciam suas influencias, uma revolução de ordem moral, uma revolução que através da família, atingisse toda a estrutura da sociedade cristã. Não eu não estou exagerando, nem tampouco desenvolvendo uma teoria conspiratória, muito menos uma atitude paranóica, estou isso sim denunciando o que claramente está descrito em: “A Psicanálise das Religiões”. Obra revolucionária, no meu entender, : “A Psicanálise da Psicanálise”. Pois sereis julgados como julgares diz a Biblia;

A.
 Hesnard em um interessante texto titulado:” A aplicação da psicanálise à arte e à literatura” cita os trabalhos de Maeder sobre a psicanálise da Divina Comedia de Dante.

B.
Noutro texto, ele nos diz: “É na analise dos mitos e lendas, cheios de um simbolismo profundo, diretamente emanado da vida instintiva, que o método de Freud encontrou, ate agora, as suas aplicações mais notáveis. A psicanálise procura as razões ocultas de nossa admiração invencível pelo talento e pelo gênio nessa expressão fundamental das tendências instintivas que em outros casos se manifesta no sonho e na neurose, e que é a lei de toda a criação humana: a realização dos desejos”.
 Lindo parágrafo que serve de base para o que vou propor aqui;

C.
 A proposição é a seguinte: Se um aluno de psicologia quer sobressair, tornar-se protagonista de alguma tese em vez de uns repetidor de teses alheias, deve, como sugestão. debruçar-se sobre o MITO FREUDIANO, aplicando sobre ele as ferramentas da psicanálise e seus conceitos básicos, de moda a ver como Freud realiza os seus desejos, fazendo “ciência” dos impulsos emanados diretamente de sua vida instintiva.

D
 Ora, se Freud, analisou o Mito de Édipo, Rank a psicogênese do herói, e Lorenz a dos Titãs, o que nos impede de analisar a obra e a vida de Freud segundo a grande lei da criação humana: "A realização dos desejos inspirados pelas razões ocultas de tendências instintivas"? Que tendencias instintivas construiu o MITO FREUDIANO?

E.
Ttalvez você nos diga: Mas isso já foi feito. E eu responderei, não com a coragem necessária para desmistificar o que este oculto atrás de hábeis verbalizações, um ódio perverso ao Messias Cristão, ou seja. O “inconsciente” israelita, o Deus Invisível ( para muitos o "pai" arquetípico da mitologia mistica), agora feito carne, é moral, e não imoral,  e a moral divina, não é um recalque dos inconfessos “desejos” da carne mas é a expressão da vida que se auto regula ( Direito Natural). Assunto bem interessante. Não se trata de fazer uma apologética cristã, mas de aplicar o julgamento de Freud sobre si mesmo e sua obra, segundo a interpretação psicanalítica.
"Seras julgado como julgares".

O tema é bastante complexo e o leitor encontrará algumas luzes em um texto de minha autoria publicado no Blog : psiclogiadocaboaorabo.blogspot.com

wallacereq@gmail.com





Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.