Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Religiões de Mistério e Sociedades Secretas.


As religiões de mistério e as sociedades secretas. ( texto para reflexão)


As religiões de mistério se fundamentam em uma única verdade. Reconhecem que o homem por mais desenvolvido que seja ou sociedade de homens por mais desenvolvida que seja não alcançam o mistério da existência. “Assim curiosamente Deus se apresenta em Genesis como “Eu Sou”, o que existe, a existência; ora, passariam os milênios e os homens em procura ininterrupta não encontrariam solução para esse mistério, então “Eu Sou” se revela ao Homem, e daí a revelação. O criador de tudo, dá ao homem, vida. inteligência e espírito de compreensão do mistério revelado, o VERBO, o EU SOU, se faz Carne, para revelar-se ao homem na sua linguagem. Despe-se do invisível para tornar-se visível. Do secreto. do intangível para o revelado.

Já as sociedades secretas se fundamentam no segredo. Mas há algum segredo para Deus? Ora se uma sociedade tem origem, e é de conhecimento público a sua existência, ela já não é secreta. Por exemplo, um homem desconhecido chega a uma pequena aldeia. Ainda que ninguém conheça a sua origem, a sua historia e o seu nome, ele esta ali, e é conhecido, visto, logo não é secreto. Ainda que ele guarde seus segredos, mais tarde ou mais cedo eles serão revelados. Assim diz o evangelista: aquilo que lhe for dito ao pé do ouvido será proclamado sobre os telhados, nenhum segredo ficará sem ser revelado. Ora assim também nenhuma sociedade secreta ficará no segredo. Se Deus é Luz, para que o segredo? Para que esconder suas origens? Para escapar à revelação? Para esconder que sua origem não é Deus? Para servir a criatura ao invés do Criador?
Então, no exemplo anterior do homem desconhecido, seu segredo é uma ilusão, pois será descoberto cedo ou tarde. Não há nada que se possa esconder aos olhos do criador da razão, da lógica e da consciência. Não há escuridão possível aos olhos do criador. Não há segredo que resista à luz de Deus.

O segredo é ilusão. Se chamamos ao Segredo de "algo" desconhecido de alguns ou de todos, entramos em novas condições, pois é dever do ser racional avançar e iluminar  o desconhecido, revelando seus segredos, e ampliando assim a racionalidade do homem sobre os segredos que o cercam.

wallacereq@gmail.com

Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.