Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







terça-feira, 20 de abril de 2010

A evolução de uma família de imigrantes italianos.

Uma familia não se constitui apenas no ramo materno e paterno, mas no ramo paterno e materno de cada um dos ramos que a constitui. A foto mostra Antônio Tadeo e Tereza D`Agostine e os nove filhos do casal. Italianos, com exeção da filha mais nova, ou das duas mais novas, não tenho certeza se as duas ou uma, que nasceu, ou nasceram no Brasil, na cidade de Porto de Cima no Paraná. A penúltima filha, ou a última é a avó do governador Requião, mãe de seu pai. o Dr.Wallace Tadeo ( Thadeu) médico. Chamava-se Geovanna Catherina Tadeo D´Agostini, conhecida por todos nós como a queriada vó Joanna das balas de leite condensado e do grande carrilhão cuco. Casou-se com o sergipano de Laranjeiras; Wallace de Mello e Silva, com quem teve oito filhos. Entre eles meu pai.

É difícil imaginar, que essa rude familia de trabalhadores do campo, pudessem um dia, ter em um de seus bisnetos um governador do Paraná três vezes eleito pelo voto direto do povo. Penso que tal idéia não tenha passado na mente alegre do "Velho Tadeo".

Digo mais, entre seus netos, teve ele, um prefeito de Curitiba e um prefeito de Colatina no ES, assim como, esse mesmo neto foi prefeito de Ipanema MG.

O que mostra, prezados senhores, que todos nós, ainda que filhos de reis, tivemos origem humilde em alguma de nossas gerações, o que não é mérito, nem demérito, é apenas uma contingência da vida. Esse italianos não largaram a pátria querida lá pelos anos de 1850 porque a vida se lhes mostrava fácil, nem fácil foi aqui no Brasil. O que importa é a perseverança, os sonhos e os propósitos.
O que importa é a Fé.
Esta é a homenagem que posso fazer aos meus bisavôs, imigrantes, cuja luta, fecundidade e fé nos permitiram ter conhecido a luz e a vida. Foi a gernerosidade fértil deles que gerou a família da qual eu provenho. Obrigado "Velho Tadeo e Tereza" meus trabalhadores e fecundos bisavós.

Reparem na qualidade do carrinho de mão, certamente orgulho para toda a familia, fonte de diversão e trabalho. Observem a grossura dos dedos do velho, se não foi a terra foi a carpintaria. É óbvio que todos vestiram as suas melhores roupas, no entanto atentem para o estado dos sapatos do velho, as coisas certamente não eram fáceis.
Conheça os blogs do grupo G23 de Outubro
grupog23deoutubro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.