Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







terça-feira, 27 de abril de 2010

Irrigação Noturna, programa do governo Requião começa a dar Frutos

O Programa de Irrigação Noturna (PIN), do Governo do Estado, realizado em parceria pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Emater e Copel, está atingindo a meta estabelecida pelo governador Roberto Requião, com duas mil ligações feitas, número esse que deverá ser atingido no início da próxima semana. Até a tarde desta quinta-feira (01), a Copel havia realizado 1.995 ligações, e o que mais surpreendeu os técnicos da Companhia Paranaense de Energia Elétrica foi a quantidade de ligações feitas nos últimos três dias, que foram bem maiores que as do mês de março inteiro. De acordo com Edson Sardeto, superintendente comercial de Distribuição da Copel, na primeira quinzena de março foram 34 ligações contra 121 feitas apenas nessa semana. No total, o mês de março fechou com 155 ligações efetuadas. O Programa proporciona redução na conta da energia elétrica de até 60%. Essa redução incide sobre o consumo de energia utilizado entre as 21h30 às 6h00. O PIN recebeu todo o empenho do governador Roberto Requião, uma vez que as vantagens oferecidas pelo programa são econômicas e ambientais, porque a irrigação por aspersão ou gotejamento, técnica recomendada pelo Iapar, induz ao uso racional da água, reduz a necessidade de aplicação de agrotóxicos, e melhora a produtividade das lavouras.

OBS: boa parte da irrrigação diurna se perde por evaporação. Durante a noite o solo tem mais tempo para absorção da água, que se aprofunda, hidratando as plantas que suportam muito melhor as temperaturas do dia.

INSCRIÇÃO - Para inscrever-se no Programa de Irrigação Noturna, os interessados podem procurar o escritório do Emater em seu município. Os técnicos do instituto fazem uma avaliação das vantagens que podem ser obtidas com a implantação da irrigação noturna e, caso o programa seja considerado apropriado para o cultivo em questão, o pedido de inclusão é encaminhado à Copel.
wallacereq@gmail.com



Conheça os blogs do grupo G23 de Outubrogrupog23deoutubro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.