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terça-feira, 15 de outubro de 2013

Calço hidráulico e a exploração de petróleo no mar.

Amigos como vocês sabem não sou geólogo, portanto, quero pedir que após essa leitura pesquisem o assunto, e se não concordarem desculpem os deslises.

Eu conversava como o Wallace, e ele me explicava o que a mídia orquestrada internacionalmente nâo mostra aos cidadãos de todo o mundo, embora diversos países estejam sofrendo as consequências do que vamos tentar mostrar aqui nesse texto. Somos amadores no assunto.

Consultei os seguintes livros: Hidrologia aplicada de Swami Marcondes Villela; e Mecânica dos Solos de Homero Pinto Caputo; Hidrologia de superficie, de Antônio Carlos Tatit Holtz. Fiz isso apenas para não me sentir sozinho no julgamento das opiniôes do Wallace.

Veja isso:

O que você esta vendo sâo bielas automotivas que sofreram o calço hidráulico. Isto é; quando a água entra no cilindro ela provoca um calço mais resistente que o aço, entortando as bielas, ou quebrando os pistões, ou ainda rompendo o cabeçote. Entenderam? Ponha água em uma seringa de injeção, tampe a saida e coloque pressão para ver o que acontece.

Tempos atrás em Curitiba capital do Paraná ,no Brasil, começaram a furar o solo para bombear áqua dos lençois freáticos de modo a abastecer a cidade. Mas a retirada foi maior do que a reposição natural poderia sustentar, ou seja, retirou-se o calço hidraulico, e em diversas localidades o chão começou a afundar, dolinas secaram, ou melhor, olhos dáqua secaram assim como pequenos lagos. Veja o que acontece:
( imagens de exemplos)




O que ocorre é o afundamento do solo, com rompimento de estradas, desmoronamento de casas ou buracos enormes comos esse que você vai ver >


Ou  ainda esse abaixo. Mas esses buracos e desmoronamentos sofrem apenas a pressão atemosférica, No oceano a retirada de um calço hidraulico enfraquece a geomorfologia local que está ou estará agora submetida a milhares ou milhões de toneladas de água.

 Quando se mexe com o subsolo provocando um fenômeno que a natureza levaria milênios para provocar, as placas tectônicas se movem criando fenômenos como esse abaixo, na superficie seca, ou na superficie submarina com consequências muito mais graves, veja abaixo:

Aqui nessa  ilustração você vê o que acontece com o rompimento das camadas, afundamentos, e as vezes terremotos. No mar, maremotos e ondas gigantes capazes de varrer territórios inteiros.


Na ilustração abaixo, você vê o que é o pre-sal. Abaixo dele, ou nele, esta sendo retirado o calço hidraulico formado por óleo e gás à altissimas pressões, pois são capazes de sustentar o solo submarino com milhões de toneladas de água fazendo pressão. Assim tudo está estável. Mas o homem quebra o equilíbrio.


Chega a companhia petrolifera e fura. Sai primeiramente o gás.  Baixa a pressão. A técnica é deixar que a água salgada ocupe o espaço do gás que sai, e depois, do petróleo que sai, todavia não existe equipamento para igualar as pressões, nem mesmo o imenso peso das águas salgadas iguala as pressões, sempre haverá algum enfraquecimento da estrutura submarina. A tendência é haver um afundamento em algum lugar, onde o calço hidráulico original deixou de fazer o equilíbrio. Ora, o subsolo nâo é como uma massa uniforme, ele tem buracos como um queijo , e ligações subterrâneas até mesmo para aliviar o calor da magma ( coração incandecente da Terra ( planeta).


Agora observe o que vamos explicar. Olhe essas camadas. Imagine um lençol de tecido sobre areia. Você pula no  meio dele, ( pressão da água) e ele afunda sob seus pés, e isso puxa as bordas do lençol. Mesmo que o óleo esteja em rochas porosas, pois o peso da água fragmenta as estruturas. Isto é, as camadas tectoônicas se movem, esses movimentos podem criar efeitos de acomodação gerando fenômenos tectônicos há milhares de quilômetros de distância, um maremoto, por exemplo. Compreendem o que a ganâcia por petróleo está fazendo? A grande quantidade de gás natural de petróleo que é lançada no ar, mesmo queimada, muda o peso especiífico das camadas da atmosfera, gerando fenômenos climáticos nem um pouco sutis.
 Mas nós precisamos, como idiotas, andar de automóveis todos os dias, envenenado o ar, e precisamos vender automóveis, e que se fodam os povos que sofrem as consequências, terríveis como estamos vendo a cada dia que passa e que no atual estado da tecnologia são ainda imprevisiíveis. Pensem nisso, pesquisem, se concordarem divulguem. Se não concordam colaborem.

Geraldo Azegna ( argentino) sob supervisão do Wallace Req ( brasileiro ?).


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