Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Wallace esta ou não certo no caso dos calços hidráulicos?


Wallace Req está ou não certo sobre a teoria do calço hidráulico na exploração do petróleo no mar?

 

A.C.D, engenheiro aposentado da Petrobrás, estatal brasileira de petróleo diz que não. Ele diz que há dois equívocos na interpretação dos fatos. Primeiro; já se passou um século da exploração de petróleo em terra e nunca houve afundamento em um poço exaurido. Segundo; as “bolhas”, ou seja, as jazidas, por mais extensas que sejam, são ínfimas se comparadas à superfície do planeta, e se ocorrer a sua acomodação ela não seria responsável pelos fenômenos apontado por Wallace Req em seu artigo.

Por outro lado G.R. T, geógrafo diz que sim, que Wallace pode estar no caminho certo. Lembra o geógrafo que o tamanho da jazida não é importante, pois num sistema de vetores em equilíbrio um pequeno vetor movido pode resultar no desequilíbrio de todo o sistema provocando o movimento necessário para o reequilíbrio. Lembra também que entre a magna e a superfície ocorre a porosidade, uma micro e macro porosidade formando uma incrível rede de vasos intercomunicantes, por onde circulam gases, vapor de água, rochas e metais incandescentes, água, óleo e diversos materiais condutores ou refratários ao calor. Ele explica que a temperatura é o principal agente, e seu controle pelo sistema gera o equilíbrio necessário para gerar o ambiente externo capaz de preservar a vida. Quando esses limites de temperatura interna ultrapassam a capacidade do sistema, ele através de válvulas naturais que são os vulcões libera, nas suas erupções pressão e calor.  Assim sendo, a alteração de um vetor de equilíbrio, pode sim disparar essa rede de vasos comunicantes que interagem em busca de acomodação. Diz ainda que a água salgada e o óleo são líquidos com densidade diferentes e são condutores de calor com diferenciais com pontos de ebulição bem distantes um do outro, ou seja, estes dois elementos não podem atuar da mesma maneira na condução e controle das temperaturas nas bases das jazidas. Agua não substitue oleo no controle do calor. Pensa que se não houve afundamento nos poços terrestres, isso possa ter ocorrido pela dureza ou profundidade o que determina o espaçamento da camada entre a jazida e a superfície, todavia acredita que, elas alteraram sim, nas profundezas, essa rede que constituí o sistema poroso que serve para manter a temperatura interna do planeta para que a terra não se fragmente. PODENDO SIM, QUE AS REAÇÕES OU MOVIMENTOS DE EQUILÍBRIO OCORRAM HA MILHARES DE QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA. Embora as empresas monitórem os poços com sismógrafos e outros equipamentos, o desequilibrio de temperaturas e pressão na rede de vasos comunicantes, ainda hoje, não pode ser medida.

Vamos esperar outras opiniões.

Geraldo Azegna Sobriño.







Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.