Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Corrigindo desvios da História.

Corrigindo rumos da História política do Paraná.
Todos sabem e ou deviam saber que Curitiba foi chamada capital ecológica do Brasil. Haveria algum motivo justo? O que ninguém sabe é que o maior programa ambiental do Brasil à época foi uma iniciativa assinada e promovida pelo governador Roberto Requião em 27 de Abril de 1993 que estabelecia o Programa de Saneamento Ambiental da Região Metropolitana de Curitiba num total de investimentos de 250 milhões de dólares. Se o titulo fosse dado por merecimento à cidade é obvio ele se vincularia ao Prosam. Embora, eu ache, que ainda hoje, principalmente pela coleta de lixo e sua destinação, a capital paranaense não mereça esse título de Capital Ecologica. Assim a história desviava-se de seu curso, escondendo a real importância dos fatos ambientais aqui tratados. Outros políticos na seqüência quiseram reivindicar a paternidade desse programa ambiental. Por esse motivo eu ouso corrigir mais esse desvio histórico fruto da mídia paga e conduzida internacionalmente.
Embora e é preciso que se diga a quase totalidade desses recursos assumidos por Requião foram gestionados por administradores que o sucederam.

Veja abaixo texto de Tereza Urban na coordenação de uma auditoria não governamental do programa que o tornará mais auditavel na sua importancia ambiental.

Financiador(es): Governo do Estado do Paraná e Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).
Equipe Executora Coordenação Técnica
Teresa Urban.
Técnicos Responsáveis
Coordenação Administrativa-financeira
Paulo Aparecido Pizzi.
Auditores
Mauricio Balensiefer; Ana Lizete Rocha; Clovis Edilberto d'Assumpção; Luiz Antonio Rocha; Bogodar Szpak; Alexandra Andrade.
Consultores
Ricardo Miranda de Britez; Kyomi M.C. Massaki; Ernani F. da Rosa Filho; Andre V.C. Bittencourt; Luiz Octávio de Oliveira e Britto; André Sabóia Martins; Karen de Fátima Follador Karam; Silvia Ziller; Gisele Sessegolo; Bogodar Szpak; Alika Solange Ferraro; Sigrid de Mendonça Andersen; Nicolau Obladen.
Assistentes Técnicos
Rosana Manosso Vidal; Telma Elita I. Martins; Luiz Fornazzari Neto; Luiz Fávio Garcia e Lima; Marco Aurélio Rodrigues; Michele Christine Leinig Bruce.



Parceiros
ONGs do Fórum de Entidades Ambientalistas da Região Metropolitana de Curitiba que assinaram o Protocolo de Intenções com o Governo do Paraná: Grupo de Estudos Espeleológicos do Paraná - GEEP-Açungui, Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS); Instituto Gaia do Brasil; Força, Ação e Defesa Ambiental - FADA; Liga Ambiental; Centro de Estudos, Defesa e Educação Ambiental - CEDEA; Associação de Defesa e Educação Ambiental - ADEA.

O PROSAM
Desenvolvido entre 1993 e 1998 com objetivo de assegurar qualidade da vida à população de municípios da Região Metropolitana de Curitiba - RMC, o PROSAM compreendeu um conjunto amplo e integrado de ações voltadas para conservação, recuperação e gestão do meio ambiente na bacia hidrográfica do Alto Iguaçu e de melhoria e ampliação dos serviços públicos de água tratada e esgoto.
Os projetos componentes do PROSAM foram agrupados em três grandes áreas de atuação, segundo seus objetivos: • Projetos para Estruturação da Base para Gestão (PEB) - ações que visam capacitar os órgãos públicos que atuam na bacia do Alto Iguaçu para gerenciar adequadamente a ocupação dos mananciais e preparar a população para um convívio equilibrado entre as atividades humanas e os recursos naturais;
• Projetos para Melhoria da Qualidade Ambiental (PMA) - ações que promovam o reordenamento territorial da região dos mananciais, com vistas ao uso e ocupação adequados do solo urbano e rural;
• Projetos de Recuperação Ambiental (PRA) - ações destinadas a sanear e recuperar o ambiente.

O PROSAM efetuou investimentos da ordem de US$ 251,8 milhões, referentes a empréstimos junto ao BIRD e contrapartida do Estado, da Prefeitura de Curitiba e da Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar; abrangendo 13 municípios da região da Bacia do Alto Iguaçu e beneficiando uma população aproximada de 1.600.000 habitantes.
A Auditoria Ambiental Não-Governamental ao PROSAM
A Auditoria Ambiental Não-Governamental ao PROSAM foi idealizada pelo Fórum de Entidades Ambientalistas da Região Metropolitana de Curitiba para garantir mecanismos de popular no acompanhamento da execução do PROSAM.
A proposta foi formalizada em novembro de 1994, durante o I Simpósio Sul-Americano e II Simpósio Nacional para a Recuperação de Áreas Degradadas, com a assinatura de um Protocolo de Intenções entre o Governo do Estado e representantes de oito ONGs do Fórum. Posteriormente dentre o conjunto dessas ONGs, o Mater Natura foi escolhido para firmar contrato com a Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral - SEPL, objetivando exercer a coordenação técnica e a gerência administrativa-financeira da Auditoria.
Entre abril de 1995 e maio de 1998, o projeto realizou o acompanhamento sistemático do planejamento e da execução dos subprojetos do PROSAM listados abaixo, cumprindo uma dupla função: preventiva, prognosticando os riscos possíveis em diferentes cenários, e corretiva, diagnosticando problemas e propondo soluções, a partir dos próprios objetivos traçados pelos projetos, analisados sob o ponto de vista dos interesses, presentes e futuros, de toda a comunidade envolvida.

Subprojeto auditado / Período de execução PMA-07 - Áreas Verdes - junho a novembro de 1995;
PRA-04 - Resíduos Sólidos Urbanos - junho a outubro de 1995;
PRA-02 - Drenagem Urbana - abril a setembro de 1996;
PRA-03 - Esgoto Sanitário - abril a outubro de 1996;
PMA-03 - Infra-estruturação Urbana e Reordenamento Territorial em Área de Mananciais - abril a novembro de 1996;
PRA-01 - Parque e Controle de Cheias do Alto Iguaçu - novembro de 1996;
PMA-01 - Reservatório e Canal de Desvio do Rio Iraí, com ênfase na verificação e análise das medidas recomendadas pelo EIA/RIMA da Barragem do Iraí (1992) e pelo relatório Diretrizes para o Manejo Ambiental do Reservatório do Iraí (COBA, 1996) - novembro de 1997 a fevereiro de 1998.

Para executar as auditorias, o Mater natura contratou especialistas independentes e de reconhecida qualificação para coleta e seleção de informações levantadas junto às organizações não-governamentais e população em geral, bem como em vistorias técnicas in loco, complementada por informações técnico-científicas e dados oficiais repassados pelo órgão governamental executor do projeto auditado.
Os relatórios periódicos sobre o andamento global e específico do PROSAM foram encaminhados para a Unidade de Gerenciamento de Projetos - UGP (o órgão gestor do PROSAM) e ao Banco Mundial - BIRD, permitindo o controle e o ajuste permanente do Programa aos seus objetivos inerentes, e funcionando simultaneamente como mecanismo de controle dos impactos ao meio ambiente e de "ouvidoria" das reclamações da comunidade com relação ao projeto.
Atendendo à proposta da Auditoria de propiciar ampla divulgação dos resultados de seus estudos e avaliação perante toda a comunidade envolvida nas ações do PROSAM, foi editado, publicado e amplamente distribuído uma série de textos contendo a proposta técnica da auditoria ("Manual de Auditoria Ambiental") e os relatórios resumidos da auditoria ambiental ("Áreas Verdes", "Drenagem", "Esgoto Sanitário", "Reassentamento" e "Barragem do Iraí").

Para maiores informações a respeito do projeto entre em contato com:
Coordenadora Técnica -Teresa Urban
(e-mail: turban@uol.com.br).

Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.