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domingo, 6 de março de 2011

Só para você saber e lembrar.

Porto de Paranaguá




Localizado no Litoral do Estado do Paraná, o Porto de Paranaguá é o segundo maior porto brasileiro em movimentação de cargas, com 19 berços de atracação e uma área de abrangência de 800 mil metros. É considerado o maior porto graneleiro da América Latina e opera também com diversas cargas, como contêineres, veículos, congelados, papel, madeira, fertilizantes e líquidos. Em 2007, a movimentação registrada foi de 38,2 milhões de toneladas e a receita cambial foi de US$ 11,8 bilhões.( em 2009 mais de 16 bilhões de dólares) Atenção em 2002  a movientação estava na ordem de seis ( 6) bilhões de dolares.



Por possui o maior complexo para embarque de granéis sólidos da América Latina, Paranaguá é o principal canal de exportação da soja e do milho produzidos no Brasil para o mercado externo. Recebe grãos provenientes de todo o Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, São Paulo, Rio Grande do Sul e países como a Bolívia, Argentina e Paraguai. Seus principais clientes são os países da Europa, Ásia e Mercosul.



A vocação graneleira atrelada originalmente à atividade portuária paranaense passou a agregar novos mercados. O Porto de Paranaguá é atualmente o maior importador de fertilizantes do Brasil e atraiu novas cargas, como a movimentação de veículos, que registrou quase 165 mil unidades em 2007. A estrutura do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) garante uma produção importante, com mais de 590 mil TEUs movimentados em dois berços de atracação em 2007.



Desde 2003, inúmeras obras de infra-estrutura foram realizadas, somando investimentos de mais de R$ 200 milhões, recursos próprios da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Entre os destaques, a construção do primeiro terminal público de álcool do Brasil, a concretagem das vias de acesso ao Porto, a recuperação do Pátio de Triagem e do cais comercial, a reforma da sede administrativa, a construção de novos prédios e a implantação do sistema de segurança internacional ISPS Code.



Passados 73 anos de sua inauguração oficial, o Porto de Paranaguá é responsável por mais de 90% da receita cambial gerada no Paraná e é o único no Brasil com um programa de construção de terminais públicos. Novas obras estão em andamento como um novo pátio público de veículos, um armazém público de fertilizantes e o novo silo graneleiro, que vai duplicar a capacidade pública de armazenagem de grãos, que atualmente é de 100 mil toneladas. O Porto de Paranaguá também terá um Distrito Industrial Alfandegado para empresas não poluidoras e um complexo para exportação de carnes congeladas para 16 mil toneladas.



Além das novas obras, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) continua investindo na qualidade dos produtos exportados com o trabalho de classificação dos grãos e a aferição do peso de todas as cargas. Desde 2004 o terminal conta com o Centro de Excelência em Defesa Ambiental (Ceda) e caminha para a criação de um Clube de Serviços de Meio Ambiente. A austeridade gerencial garante recordes anuais, recursos em caixa para novas obras e projetos e mantém importantes investimentos privados na área do porto organizado.







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