Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







quinta-feira, 9 de junho de 2016

José de Anchieta, SANTO.

José de Anchieta, SANTO.
Eu tive a oportunidade de conhecer a capelinha de Anchieta, na localidade de Anchieta no estado do Espírito Santo; fazem muitos anos e a capela era diferente dessa, acrescida, que mostro na foto.


Defronte a uma esplendida vista do mar, próximo a foz de um rio, na época cercada por pequena murada e palmeiras( hoje sob a sombra de uma imensa castanheira), eu procurei me colocar no sentimento do frei Jesuíta. Sentei-me sobre a murada e meditei os idéias do frei, fundadas em Santo Ignácio de Loyola, na contra –reforma, na saudade da Europa, na nudez dos índios e índias, no desconhecimento da língua e dos costumes, na preocupação de fazer uma gramática, no teatro pedagógico, no calor do habito jesuíta usado no calor tropical. Fiquei maravilhado com o mobiliário ( de mobília, ou moveleiro de móveis) da capela. Na época minha família trabalhava com moveis, e havia no átrio uma espécie de cômoda em Jacarandá, de uns quatro metros e muitas gavetas que os padres usam para os paramentos e outros “utensílios” de missa. Era uma obra de arte mobiliaria ou moveleira. Pensei como pode uma igrejinha dos anos 1500 sobreviver à beira mar com tal solidez? A Igreja naqueles anos, mesmo entre índios, preocupava-se em construir solidez para séculos e nada era provisório ou fruto das “Santas Negociações” como no propõe o Papa Francisco. Naquele tempo o Sim era Sim, e o Não era Não,  a Verdade não era fruto das “Santas Negociações” do dialogo inter-religioso ao qual, sabiamente, o profeta desses dois séculos, Plínio C. de Oliveira, chamava de baldeação ideológica; Relativismo, como se isso trouxesse a paz entre Deus e o Diabo.
Mas não importa, não é esse o tema. Importa nesse texto homenagear esse Santo , cuja ação e santidade revelou-se em solo brasileiro;

São José de Anchieta SJ (San Cristóbal de La Laguna, Ilhas Canarias 19 de março de 1534 — Reritiba, Brasil, 9 de junho de 1597) foi um padre jesuíta espanhol, santo da Igreja Católica e um dos fundadores da cidade brasileira de São Paulo a maior cidade do país, que cresceu em torno do Colégio Jesuíta de São Paulo.

Beatificado em 1980 pelo papa João Paulo II e canonizado em 2014 pelo papa Francisco, é conhecido como o Apóstolo do Brasil, por ter sido um dos pioneiros na introdução do cristianismo no país. Em abril de 2015 foi declarado co-padroeiro do Brasil.

Foi o primeiro dramaturgo, o primeiro gramático e o primeiro poeta nascido nas Ilhas Canárias. Foi o autor da primeira gramática da língua tupi, e um dos primeiros autores da literatura brasileira, para a qual compôs inúmeras peças teatrais e poemas de teor religioso e uma epopéia.

É o patrono da cadeira de número um da Academia Brasileira de Música.

Festeja-se na data de hoje.



A Nota da Semana
 "O Século", 4 de setembro de 1932                                     Plinio Corrêa de Oliveira

Magnífica a idéia de um grupo de senhoras paulistas de apelar solenemente para a proteção da Virgem Aparecida, no transe doloroso que faz padecer atualmente toda a Nação Brasileira.
Coroada solenemente Soberana do Brasil, Nossa Senhora não será insensível às preces angustiadas que lhe dirige um povo tradicionalmente apegado à sua devoção.
Uma outra sugestão, porém, de ordem piedosa, e que poderá concorrer poderosamente para uma feliz solução do atual conflito, é que se façam preces numerosas e ardentes ao Venerável José de Anchieta, cuja causa de canonização está sendo examinada pela Santa Sé.
Se pudéssemos recorrer a uma comparação profana, para dar a idéia da importância de Anchieta em nossa história, diríamos que ele foi para o Brasil o que Lycurgo foi para Sparta e Rômulo para Roma, isto é, um desses heróis fabulosos, que se encontram nas origens de algumas grandes nacionalidades, a levantar os primeiros muros, edificar os primeiros edifícios e organizar as primeiras instituições.
Sua figura, de uma rutilante beleza moral, se ergue nas nascentes da nação brasileira, a construir seu primeiro hospital e seu primeiro grupo escolar, e a redigir, confiando-os às praias do Oceano, os primeiros versos compostos em plagas brasileiras.
O fundador de São Paulo foi, portanto, simultaneamente, nosso primeiro mestre-escola, nosso primeiro fundador de obras pias e o patriarca de nossa literatura, "o mais antigo vulto da literatura brasileira", como lhe chamava Sylvio Romero.
E sobre esta tríplice coroa fulgura ainda o diadema de uma virtude que fez reproduzir-se em selvas brasileiras os milagres do "Poverello" de Assis, que, com sua simples presença, amansava feras e atraía os passarinhos, nas florestas densas da Umbria.
Seu processo de canonização está confiado ao juízo soberano da Santa Igreja. Esta, porém, já baixou um decreto concedendo-lhe as honras de Venerável, o que torna possível e recomendável o recurso à sua intercessão.
E todas as razões nos levam a crer que Deus ouvirá as orações que lhe forem dirigidas por intermédio de Anchieta, facilitando assim a causa de sua canonização, para erguer sobre seus altares um grande santo, primeiro rebento de santidade de uma grande nação.



Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.