Seja bem vindo.

O Grupo de Estudos 23 de Outubro mantém 11 Blogs, eles falam de moralidade, política, nacionalismo, sociedade e Fé. Se você gostar inscreva-se como seguidor, ou divulgue nosso Blog clicando sobre o envelope marcado com uma flecha ao fim de cada texto. Agradecemos seu comentário. Obrigado pela visita.
www.G23Presidente.blogspot.com




wallacereq@gmail.com.







domingo, 13 de setembro de 2015

Onde está Deus?

Onde está Deus?
O garotinho conversa com o monge.
Onde está Deus, pergunta o menino. O monge responde: Em toda a parte.
Como? Retruca o garoto. O monge explica: Deus é onipresente, isto é, está presente.
O garoto pensa um pouco e pergunta: Então Ele também esta presente no inferno? Responde o monge: Não Ele não esta presente no inferno. Por quê? Pergunta o garoto. Explica o monge: Porque Deus é também onipotente, ou seja, tudo pode, e por esse motivo Ele não quis permanecer no Inferno. Para que você entenda melhor: Onde está Deus existem três virtudes teologais, ou seja, virtudes que emanam de Deus, e só dele. A Esperança, a Fé e a Caridade. No Inferno não há nenhuma dessas virtudes, nem poderia haver, pois Deus se retirou de lá.
Puxa o inferno deve ser terrível, diz o garoto. O monge repete: Sim é terrível e  existirá para toda a eternidade. Cuida- te para evitá-lo.
Que devo fazer, pergunta o garoto. O monge responde: Deus nos criou para que nós o amassemos, servindo-o, e reverenciando-o, assim devemos ter a caridade, e gratidão para com Deus que tudo nos deu, de assim proceder. Quando amamos os nossos pais, nós os obedecemos, nós os ajudamos, nós os honramos. Então Deus nos deu algumas tarefas, cumprir os seus mandamentos, prestar-lhe culto, e ama-lo com todo o nosso coração, toda nossa inteligência e toda a nossa alma.
Mas se Deus esta nos Céus, como podemos fazer isso? Todas as coisas estão nos Céus,( responde o monge) portanto Deus esta bem perto de nós e de nós tudo sabe, pois também é onisciente, isto é sabe tudo. Embora o Céu de Deus não seja um Céu Físico, pois Deus esta fora do Espaço e do Tempo, pois a noção de espaço e tempo são dependentes também  das criaturas efêmeras, e Deus é Criador de todas as coisas e esta na Eternidade. Na verdade Ele é a ETERNIDADE, e diz de si mesmo EU SOU. Ele não teve começo nem terá fim. Espaço e Tempo são finitos, e Deus é a ETERNIDADE. Dizer que Deus esta em todas as coisas é panteísmo, pois Deus não se confunde com as coisas, exceto se Ele assim o desejar,e, embora todas as coisas estejam em Deus e sob seu domínio elas não se confundem com Deus. Você entende o que eu estou dizendo porque Deus colocou em seu coração o “Desejo Dele” ( a sede de Deus), portanto o desejo de Deus esta inscrito no coração do homem, porque o Homem foi criado por Deus, e pela Fé, que Deus dá aos homens, o homem vai ao encontro de Deus que se Revela. Assim como os pais existem antes dos filhos, assim também Deus que existiu sempre, criou o homem, cuidou-o, revelou-se e vem ao encontro do Homem, para que esse possa ir objetivamente ao encontro de Deus, pois foi Deus que nos amou primeiro.

Puxa monge, como você sabe dessas coisas? Bem garoto, o homem sempre teve a “Sede De Deus” e houve um tempo bastante confuso, onde davam diversos nomes a Deus, e ate davam nomes de divindades a atributos de Deus como se fossem deuses. Os homens viam Deus na contemplação da natureza, pois foi Deus que a criou. Mas o homem não tem inteligência sem que Deus a tenha dado, e não teria sede de Deus, se Ele não nos tivesse dado, e a medida que o homem pensa, Deus o inspira, e na verdade, se revela. Então os homens com a ajuda de Deus, o reconheceram ÚNICO, era ele o Deus desconhecido, como nos conta São Paulo. Revelando-se como único ele derrota o politeísmo, a idéia de muito “deuses”, e revela ao mundo, aquilo que o mundo conhecia originalmente desde o inicio dos tempos, o monoteísmo. Pois segundo o Gênesis, Deus falava diretamente com Adão e sua companheira, Eva. Deus era único. Assim, isso é um tanto difícil, o pecado original, o primeiro pecado, não foi um pecado sexual como muitos dizem, pois Deus havia mandado Adão e Eva se multiplicarem, e pelo contrario, o pecado original foi a transgressão, e todo pecado é uma desobediência a uma ordem de Deus, no caso  cuja consequencia que tirou do homem a inocência, o Diabo, criado antes dos homens, que é uma pessoa espiritual, tentou o homem e a mulher com seu orgulho, sereis como deuses, se transgredirem estarão acima da vontade e proibições de Deus, dominareis a ciência do Bem e do Mal. Foi a primeira ingratidão do homem e o primeiro serviço do homem ao demônio, que também ele fora ousado dizendo : Eu sou como Deus. Expulso da inocência do paraíso, os homens vagam pelo mundo com a sede de Deus, numa triste aventura muitas vezes com conseqüências trágicas, pois a transgressão leva a outras transgressões ao ponto de fazer os homens perderem todo o sentido de suas existências, assim, Deus por amor, nos Deu o Decálogo, ou seja, os dez mandamentos, de modo que o homem tivesse consciência de seus deveres para com Deus, única maneira de organizar a vida social na Graça de Deus. Passado algum tempo, novamente os homens se desviam de Deus e do decálogo, pois se acham, por orgulho, ou desconfiança como se fossem criaturas de si mesmos, pequenos Deuses que podem resolver todos os problemas sem Deus. Chamaram a isso LIBERDADE, embora isso seja na verdade LICENÇA, ou transgressão às leis de Deus. Desde muito, as Escrituras que registram os crimes e as santidades e virtudes dos homens anunciavam um fato extraordinário, o nascimento de um homem filho de uma virgem que seria agora o Deus objetivo, o Verbo Encarnado, Jesus Cristo, Deus e Senhor Nosso. Com ele inicia a doutrina objetiva, pois sendo Ele, o mesmo Deus invisível feito homem, tira os homens de suposições e invenções teológicas, e os apresenta na figura, na Imagem, na pessoa de Cristo que deve ser seguido para que os planos de Deus se concretizem em sua plenitude. Como diz Irineu ou Ambrósio, a Verdade é uma pessoa e essa pessoa é Jesus Cristo.

Então o garoto interrompe: Mas o senhor não disse que Deus era Único?
Sim é único, mas em três pessoas. Quando Jesus Cristo de deixa batizar por João Batista, nos conta as Escrituras, as três pessoas divinas se manifestam, o Espírito Santo desce como pomba , pacifico e suavemente sobre Jesus, Deus Pai faz ouvir a sua voz: Eis o meu Filho amado, em quem coloquei toda a minha complacência; ora o que isso quer dizer? A Complacência é o dom de ceder, de ajustar-se, assim Jesus Cristo veio nos mostrar que Deus cede, ajusta-se, tem paciência. Com essa complacência Ele nos mostra que grande parte da humanidade odeia a Deus e seus mandamentos, e que ousam abusar de Deus, coloca-lo em uma forma ( Cruz), ofende-lo e mata-lo. Essa a primeira lição de Jesus Deus aos homens, Deus é complacente com a maldade dos homens que ousam duvidar de sua existência, nega-lo ate a morte. Mas como homem e Filho de Deus, Jesus nos trás outra lição: Que o homem deve ser obediente a Deus ate a morte, ainda que seja a morte de Cruz, então temos complacência de Deus e obediência do Homem. Mas há ai uma outra lição, Jesus ressuscita, vencendo a Morte, do homem e de Deus, pois Deus, ressurge aos homens, mesmo que eles pensem que o dominaram, pois é eterno, mas ao mesmo tempo, com a ressurreição da carne humana de Jesus. mostra-nos insofismavelmente a vida que há de vir, e a continuação da alma humana, na presença de Deus, pára aqueles que o amaram e cumpriram os mandamentos por amor, e para longe dele, naquele lugar em que Deus não está, os que não acreditaram, ou que quiseram colocar Deus calcado aos pés dos homens e  às suas ciências e filosofias negando-lhe a Igreja.
Credo isso é lindo disse o menino, é muito lindo. Diga monge, como eu posso ser um seguidor de Cristo e saber dessas coisas lindas?
Bem meu filho, você pode aprender essas coisas lindas, nas Sagradas Escrituras e nas  Sagradas Tradições, mas as Sagradas Escrituras nos mostram que Jesus Cristo constituiu uma Igreja sobre Pedro o apostolo, e instituiu a Eucaristia, onde o Pão e o Vinho, tornam-se Verdadeiro Sangue e Verdadeiro Corpo de Cristo, fazendo que ao Comungar em Graça, tomar esta espécies reais, você seja visitado por Cristo Vivo que te ensina. Ao tomar as espécies você participa intimamente do corpo Místico de Cristo, que é a Igreja e seus ensinamentos, pois correrá em suas veias, o Sangue e a Carne de Cristo que te alimentará de sabedoria, complacência e fé inabalável, mesmo no sofrimento, você participará do amor de Deus em Deus pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Quer ser cristão? Batiza-te, pois ao ser batizado na Igreja de Cristo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo a Santíssima Trindade entrará em  sua ALMA. E ali permanecerá enquanto a Graça de Deus não for perdida pelo Pecado Mortal, dizemos mortal, porque separa-nos de Deus, mata a Graça, nos separa do CORPO MISTICO DE CRITO, que mesmo assim vem complacentemente em nosso socorro, inspirando-nos a reconciliação pelo sacramento da penitência. O Orgulho que leva a desobediência e ao desamor, se cura na Humilhação do arrependimento sacramental. Alias esse Sacramento nos perdoa, aconselha e orienta na difícil caminhada de seguir a Cristo Nosso Senhor.


G 23.    




Hoje temos 11 Blogs, alguns podem ser acessados diretamente nessa página, clicando onde esta escrito, ACESSE CLICANDO ABAIXO, logo depois do Perfil, na margem esquerda. Muito obrigado pela visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário. Obrigado pela visita.